19/10/2023 às 07h00min - Atualizada em 19/10/2023 às 07h00min
Obras podem ser decisivas na eleição do próximo prefeito de Araguaína
Artigo de Opinião A continuidade de grandes obras exige, no mínimo, planejamento, em especial, quando envolve dinheiro público. Em Araguaína, enquanto algumas obras estão em ritmo acelerado ou já entregues à população, outras estão paradas.
Com importantes obras na cidade, a gestão estadual pode dizer de peito aberto que tais ações do Estado em Araguaína não são fatos midiáticos ou de pré-eleição, mas fruto de planejamento, atendendo aos anseios da população Araguainense.
Entre as obras que melhoram o visual da cidade estão a reestruturação do complexo Agroindustrial do Município, o DAIARA, que passou por uma completa transformação, recebendo pavimentação asfáltica, restauração e drenagem da TO 422, além de pavimentação de ruas internas do Distrito Agroindustrial.
Mas os pesados investimentos e atenção do governo do Estado em Araguaína vão além do Daiara. Um exemplo disso é novo Hospital Regional, cujas obras estão a todo vapor no Jardim dos Ipês. A nova unidade de saúde é um antigo sonho dos araguainenses e de toda a região.
Se por um lado as obras do governo do Estado avançam em Araguaína, por outro, as do Município parecem tropeçar nas próprias pernas ou andarem na mesma velocidade de uma tartaruga.
Dentre as obras importantes do Município podem ser citadas a badalada Via Norte e a canalização e pavimentação da marginal do córrego Baixa Funda, que corta a avenida Filadélfia.
A Via Norte, que foi iniciada ainda na gestão do ex- prefeito Ronaldo Dimas, parou no meio do caminho. Também, a obra do Baixa Funda, que começou em fevereiro deste ano e com previsão de conclusão para dezembro de 2024, parece agonizar no imenso buraco da construção. Um detalhe: a obra do Baixa Funda foi orçada em quase R$ 30 milhões, dinheiro da Codevasf (Governo Federal).
Pergunta-se: o que aconteceu com essas obras? Acabou o dinheiro? Atrasou pagamento para a empresa? Faltou planejamento? Essas obras vão continuar no período chuvoso? Vão ser concluídas? Quando?
Um detalhe curioso é que Prefeitura de Araguaína enviou à Câmara de Vereadores pedido de autorização de empréstimo para continuar as obras estruturais na cidade. A Câmara deu carta branca para o executivo, aprovando o pedido de empréstimo de quase R$ 63 milhões.
Mas o que se pode afirmar é que a conclusão de obras na cidade pode acelerar ou turbinar o projeto político de quem sonha em assumir a Prefeitura em 2025.