13/10/2023 às 07h00min - Atualizada em 13/10/2023 às 07h00min

Atividades no circo e visitação ao aeroporto de Araguaína marcaram o Dia das Crianças de alunos da rede municipal de ensino


 
Mais do que brincar, ganhar brinquedos e saborear várias guloseimas, o Dia das Crianças também foi uma oportunidade de aprender coisas novas e conhecer novos lugares para centenas de alunos da rede municipal de ensino de Araguaína. As celebrações foram antecipadas para o dia 11 e possibilitaram que os estudantes vivenciassem a experiência mágica do circo e vissem de perto um avião pousando no aeroporto da cidade.
 
Pela manhã, cerca de 300 alunos escolas municipais Simão Lutz, Maria da Conceição, Olavo Bilac e Duque de Caxias, que fica no Projeto de Assentamento Brejão, foram até o Circo Astro para o evento Ciência no Circo e assistir diversas peças teatrais que falaram sobre os produtos de origem animal, a importância do cuidado com os animais de estimação para prevenir doenças, além de shows de mágica, malabarismo e palhaços.
 
As apresentações foram um presente e tanto para a aluna Jhulia Yasmin Alves, de 12 anos, moradora do Povoado Pilões, já que foi a primeira vez dela na frente de um picadeiro. “Fiquei muito ansiosa quando soube que eu viria para o circo, achei ótimo e engraçado. Aprendi que muitos alimentos que comemos vêm dos animais”.
 
Diversão e conhecimento
 
Ana Cláudia Martins, secretária executiva da Educação de Araguaína, ressaltou que a integração dos alunos das zonas rural e urbana é uma das ações da secretaria dentro do processo de ensino. “A intenção foi fazer essa união entre diversão e conhecimento, mostrando que aprender pode ser divertido. Muitos deles estão aqui pela primeira vez, principalmente os alunos da zona rural, que muitas vezes têm uma dificuldade de deslocamento para cidade. Então essa integração também contribui para o desenvolvimento do conhecimento com equidade”
 
“Os alunos, pais e funcionários adoraram por ser uma coisa nova. Muitos não conheciam o circo e é a primeira vez que estão vindo. Eu ouvi relatos de crianças que não dormiram pela ansiedade de vir, perguntando para os pais quando amanheceria o dia”, contou Antônio Francisco Souza, professor responsável pela Escola Municipal Duque de Caxias, localizada no PA Brejão.
 
Esperança na geração do futuro
 
Para o professor do curso de Zootecnia da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), José Neuman Neiva, a mudança da sociedade começa com uma educação diferenciada para as crianças, já que é mais fácil formar novos cidadãos do que mudar a mentalidade dos adultos atuais.
 
“Começamos lá de fora, mostrando os produtos que têm mel para as crianças, a importância do melhoramento animal para você ter uma carne mais barata, educando as crianças e mostrando a importância de cuidar bem do seu cão, de não deixar ter proliferação dos mosquitos. Passamos uma mensagem que a gente precisa dos animais, mas precisamos produzir com cuidado e ética para produzirmos de forma sustentável, que é o tema e lema do nosso evento”, explicou o professor.
 
A manhã de atividades também permitiu que o aluno Pyetro Lucca Cardoso, de nove anos, da Escola Municipal Simão Lutz, conhecesse o circo pela primeira vez na vida. “Eu gostei das apresentações, o circo é bonito e tem o Chaves. Aqui aprendi que a carne do animal é muito importante e que não podemos julgar as pessoas pela aparência”.
 
A ação no circo fez parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa da UFNT em parceria com a Prefeitura de Araguaína, Sebrae e com apoio do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Ministério da Ciência e Tecnologia e diversas empresas da cidade que doaram as comidas servidas às crianças.
 
Uma tarde no aeroporto
 
No período da tarde, foi a vez de um grupo de 40 alunos do 4º ano da Escola Municipal Joaquim Sabino, do Lago Azul, conhecer de perto o funcionamento do aeroporto de Araguaína com direito a ver o avião pousando, decolando e tirar fotos bem pertinho da aeronave da Voe Pass. Foi a terceira edição da ação Criança Amiga da Aviação, promovida pela Esaero, empresa que administra o aeroporto da cidade, e que também contou com o apoio de empresas da cidade.
 
Os alunos conheceram todas as dependências do local, as salas de embarque e desembarque, com direito a funcionamento especial da esteira de bagagens, e pista de pouso, onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a tripulação da Voe Pass e ver a aeronave de perto. Elas também aprenderam sobre a importância da segurança nas áreas próximas ao aeroporto e como a comunidade pode contribuir com isso.
 
“Essas crianças e suas famílias são nossos vizinhos, por isso falamos sobre os perigos de soltar pipa aqui na região, principalmente nos momentos de pouso e decolagem das aeronaves, e também evitar jogar lixo e comida no entorno para não atrair animais, como urubus e outros pássaros, que representam um grande risco para a aviação. A criança, quando aprende uma coisa nova, ela passa para frente e nós contamos com isso”, disse o gerente executivo do aeroporto e representante da Esaero, Jeferson Lucas Rau.
 
Novas descobertas e lições aprendidas
 
João Luiz Pereira da Silva, de 10 anos, contou que já presenciou coisas erradas perto do aeroporto. “Uma vez eu vi uns meninos soltando e o avião passou bem perto, foi perigoso”. Mas com as novas informações que ouviu, ele sabe o que pode e o que não pode fazer. “Eu gostei de ver o avião de perto e decolando, eu nunca tinha visto. E aprendi que não pode espalhar lixo aqui perto e nem soltar pipa”.
 
“Essa foi uma oportunidade única para nossos alunos e eles puderam ter uma dimensão do funcionamento do aeroporto, que faz parte da região onde eles moram e estudam. Praticamente todos os dias eles veem de longe os aviões pousando e decolando, mas não entendem como tudo isso funciona. E hoje viram isso de perto”, ressaltou a coordenadora pedagógica Alessandra Reis de Queiroz Sousa.
 
Ver o avião pousando foi uma grande descoberta para a Jamyle de Sá Ferreira, de 10 anos. Foi a primeira vez que ela chegou tão perto do aeroporto. “Gostei muito de ver ele pousando, porque eu achei que era diferente. Eu achei que tinha um vento bem forte que empurrava o avião para trás”. Depois que o avião decolou para Brasília, os visitantes ganharam lanches e presentes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento