14/09/2019 às 09h57min - Atualizada em 14/09/2019 às 09h57min
Vereadores vão cobrar na segunda-feira, 16, explicações das autoridades sobre atendimento de crianças em Upa
Alberto Rocha - Alberto Rocha
foto-internet
Alberto Rocha
A sessão da Câmara Municipal de Araguaína desta segunda-feira, 16, promete mexer com os ânimos dos parlamentares.
Na reunião, que começa a partir das 14h no plenário da Câmara Municipal, os parlamentares prometem encostar na parede representantes da Prefeitura, do hospital infantil municipal e do Instituto Saúde e Cidadania, Isaac, Organização Social sem fins lucrativos e responsável pelo atendimento na Upa.
Os vereadores querem saber por que crianças não são atendidas diretamente no hospital municipal, que conta com uma estrutura pronta e adequada para atendimento infantil.
A iniciativa é do vereador Alcivan José Rodrigues, o Soldado Alcivan, que, após visita ao hospital infantil constatou que a unidade de saúde está equipada e preparada para dar atendimento humanizado ao público infantil.
Hoje, o atendimento às crianças é feito na única Upa da cidade, junto com o público em geral, o que coloca em risco a vida, a segurança e a própria saúde da criança. Para agravar ainda mais a situação, as crianças são atendidas por clínicos gerais e não por pediatras, como é exigido.
Para a discussão na sessão de segunda-feira, foram convidados o secretário municipal de saúde, Jean Coutinho, a defensora pública, Araína Cesareia D´Alessandro, a diretora do hospital infantil, Maria Dulcimay Ribeiro e o coordenador da UTI pediátrica do hospital municipal, Marcio Miranda Brito.
“Vamos ouvir os representantes das unidades de saúde. Será uma boa oportunidade para exigirmos um atendimento mais humanizado e seguro para nossas crianças, que hoje são atendidas na upa, misturadas com o público em geral. O hospital infantil do Município é bem equipado e pode muito bem oferecer esse serviço com segurança e eficiência ao público infantil da nossa cidade”, disse Alcivan.