Debates sobre política de segurança pública e soluções tecnológicas inovadoras fazem parte da programação internacional, da qual participa o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, e outros nove gestores que compõem o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Representando o Governo do Tocantins, o secretário está na Finlândia e, nesta quinta-feira, 21, cumpre agenda de trabalho na Estônia.
Na Finlândia, o gestor se encontra com autoridades e participa de debates sobre políticas governamentais. O secretário também conheceu a Polícia da Finlândia e suas questões táticas e operacionais, além de grandes empresas de telecomunicações e tecnologia, como a Nokia, que tem feito uma transformação digital na segurança pública, a Airbus e ICEYE, que atua com monitoramento persistente com satélites.
“Tem sido uma experiência bastante enriquecedora, que tem permitido fazermos novos contatos e trocarmos experiências. Temos conseguido identificar melhores práticas e experiências de sucesso em políticas públicas e programas governamentais e discutir oportunidades de colaboração que podem beneficiar o Tocantins. A Finlândia, por exemplo, é o 7° país com melhor desempenho em Segurança Social no mundo e essa é uma grande oportunidade de vermos de perto o que tem dado certo por aqui”, frisou o secretário Wlademir Mota Oliveira.
A missão internacional para a Europa é do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e segue até esta sexta-feira, 22.