16/09/2023 às 07h00min - Atualizada em 16/09/2023 às 07h00min
Prefeitura de Araguaína reúne entidades, instituições e empresas ligadas ao turismo para reativação do Comtur
Um levantamento recente encomendado pela Prefeitura de Araguaína junto ao Sebrae Tocantins mostrou que a cidade possui um potencial turístico muito além do segmento de negócios. As atrações ambientais do próprio município, somadas aos conhecidos destinos turísticos da região norte do Tocantins e sul do Maranhão, colocam Araguaína em uma posição privilegiada como cidade referência para o turismo regional.
Diante dessa nova capacidade de crescimento, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, que é responsável pela área turística, reuniu entidades, instituições e empresas do setor para uma reunião de reativação do Comtur (Conselho Municipal do Turismo). A proposta é atualizar o órgão, criado em abril de 2000, aumentando o número de membros, e avançar com os projetos de lei que criam o Fumtur (Fundo Municipal do Turismo) e as Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Turismo.
“Esse potencial só poderá ser explorado de forma positiva com um conselho atuante e bem diversificado. O segmento do turismo movimenta bilhões de reais todos os anos no Brasil e gera milhares de empregos. Nossa cidade tem estrutura pública e uma iniciativa privada preparada para transformar Araguaína em uma capital regional do turismo”, pontua o secretário Joaquim Quinta Neto.
Mais próximo da realidade
Allan Charles Almeida, turismólogo, consultor e agente de roteiros turístico do Sebrae, ressalta que o conselho tem um papel fundamental na construção do Plano de Turismo de Araguaína e nos outros instrumentos de planejamento.
“É um filtro importante entre as ações de mercado, o poder público e a atividade turística. É um órgão consultivo e deliberativo que permite que, a partir do diálogo democrático com os membros, o poder público consiga se aproximar de uma realidade que ele sozinho não consegue chegar. Com o conselho ativo, as empresas que operam dentro do segmento turístico podem apresentar suas demandas para que o poder municipal ajude a resolver”, informa Allan.
O conselho será composto por 29 membros com representantes das secretarias do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; do Esporte, Cultura e Lazer; da Captação de Recursos; da Infraestrutura; Procuradoria Municipal; ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), Câmara Municipal de Araguaína, Sebrae, Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), hotéis, agências de turismo, empresas de atrativos turísticos, comerciantes da Via Lago, UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), uma instituição de ensino superior privada, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria), Coopermotos, Cooperativa dos Taxistas, associação de transporte coletivo e SRA (Sindicato Rural de Araguaína).
Economia fortalecida
Presente na reunião, a empresária Kátia Neves, proprietária do Hotel Relicário, acredita que a reativação do Comtur é um grande passo para o turismo da cidade. “Vamos conseguir promover o desenvolvimento integrado das ações que visam consolidar a atividade turística como um importante motor do desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental no município. Estamos prontos para apoiar esse importante passo para o desenvolvimento turístico da nossa cidade”.
Para a diretora geral da FACIT (Faculdade de Ciências do Tocantins), Ângela Mota, também participante do encontro, a economia de Araguaína ganhará ainda mais força com os potenciais do turismo.
“O retorno da implantação e engajamento do conselho será a base para a organização e otimização de uma grande vitrine e nichos de mercado. O diálogo e construção da sociedade civil com o poder público para evidenciar o potencial de Araguaína e região para o turismo e trazer recursos e gestão com certeza fomentará nossa economia. As expectativas são muito positivas”, disse Ângela.
Ações em andamento
Ainda em 2022, a Prefeitura de Araguaína e o Sebrae realizaram uma ampla pesquisa de campo para criar o Inventário da Oferta Turística da cidade, que apontou 164 equipamentos aptos para receber as demandas de turismo, como hotéis, espaços para eventos, estabelecimentos de alimentação e atrações.
“Mas essa lista é bastante dinâmica, todos os meses Araguaína recebe novos empreendimentos que somam e fortalecem a estrutura turística da cidade. Com o conselho ativo, vamos manter esse mapeamento constante e com a ajuda direta da iniciativa privada. A cidade tem muito a ganhar com isso”, explica Joaquim.
Paralelo às ações, Araguaína também está desenvolvendo uma marca turística para tornar a cidade cada vez mais preparada para receber investimentos no segmento.