11/09/2019 às 14h38min - Atualizada em 11/09/2019 às 14h38min
Mande áudio, mensagem, telefona, pois a carta não vai chegar; greve nos Correios
Alberto Rocha - Alberto Rocha
Alberto Rocha
Mais um abacaxi para o brasileiro descascar. Os Correios estão em greve em todo o País. No Tocantins, o movimento grevista atinge quase todas as agências espalhadas nos mais de 130 municípios.
A greve começou nesta terça-feira e, de acordo com os responsáveis pela categoria dos grevistas, a paralisação não tem dia nem hora para terminar. Com isso, todos os serviços dos Correios estão afetados.
A categoria prega que o objetivo é defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família.
Em todo o País, o movimento já tem quase 80% de adesão, incluindo os profissionais que trabalham no Tocantins, que decidiram em massa pela paralisação.
Para tentar acabar com a greve, a empresa apresentou uma proposta de reajuste salarial de 0,8%, mas a categoria quer mais, sem ainda apresentar uma contraproposta.
Também, a categoria reivindica volta do vale cultura e não aceita a redução do adicional de férias de 70% para 33% e o aumento da mensalidade do convênio médico e da co-participação em tratamentos de saúde. A exclusão dos pais de planos de saúde também é um ponto sensível na negociação.