O presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do Tocantins, Alírio Felix Martins Barros; e o secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini, participaram nessa quinta-feira, 24, do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop). A edição deste ano tem como tema principal Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar.
Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), o Secop atrai autoridades e representantes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todas as esferas governamentais: federal, estadual e municipal. Com uma programação diversificada, o evento incluiu palestras, painéis temáticos e uma feira de negócios simultaneamente. A expectativa é de que mais de mil congressistas participem diariamente. O foco da programação aborda as últimas tendências globais em TIC e as melhores práticas para aprimorar os serviços públicos por meio da digitalização.
O presidente da ATI, Alírio Felix, enfatizou o compromisso do estado em monitorar e adotar inovações tecnológicas que visam aprimorar a administração pública e fornecer serviços mais eficientes e acessíveis aos cidadãos. “Temos o propósito de digitalizar os serviços para os cidadãos tocantinenses e fazer com que o Estado crie uma ponte direta para aproveitar as tecnologias e para melhor atender o nosso cidadão”, afirmou o presidente.
A participação do Governo do Tocantins no 50° Seminário Nacional de TIC para a Gestão demonstra o compromisso do Estado em acompanhar as inovações tecnológicas e as estratégias para tornar a administração pública mais eficiente e acessível aos cidadãos, alinhando-se ao objetivo central do evento de promover a Cidadania Digital e a redução da burocracia por meio da digitalização.
O secretário da Serb, Carlos Manzini, destacou a participação do presidente e gestores que estiveram no seminário e reforçou o compromisso com a modernização, transparência e eficiência dos serviços públicos no Tocantins. “A participação do Estado fortalece nosso papel como protagonistas na construção de um governo digital, visto que o governador Wanderlei Barbosa tem buscado as melhores referências no mundo para trazer ao Tocantins. As lições aprendidas e os insights coletados durante o seminário certamente contribuirão para aprimorar as estratégias e as iniciativas alinhadas com as demandas da cidadania digital, para melhor atender os tocantinenses”, finalizou o secretário.