Com foco no combate à violência contra a mulher, a Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher), programou e vem realizando uma série de ações que estão sendo desenvolvidas e obtendo êxito em diversos municípios do Estado. Nessa terça-feira, 22, a marcha de conscientização da violência contra a mulher foi realizada nos municípios de Miracema e Colinas do Tocantins.
Em Miracema a caminhada que saiu da avenida Tocantins - Beira Rio, contou com a presença de homens e mulheres engajados à causa que participaram da ação distribuindo os materiais informativos: leques, adesivos e panfletos que constam os canais disponíveis para realizar as denúncias.
Além do material gráfico disponibilizado a órgãos parceiros, a Secretaria da Mulher também tem entregado camisetas do Agosto Lilás aos municípios.
No intuito de orientar, informar e conscientizar as mulheres dos seus direitos; gerando um impacto social, o projeto Agosto Lilás foi pensado e criado para alcançar um propósito; todavia, para que isso seja concretizado é necessário que a sociedade junte-se a essa luta.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, frisou a importância da caminhada como meio de mobilizar e sensibilizar toda a sociedade. “O Tocantins tem hoje mais de 50% de mulheres e precisamos nos valorizar. Mulheres que são potências nesse estado, mulheres que produzem, mulheres que trabalham, donas de família, a mulher enfermeira, a mulher delegada, todas que montam nossa sociedade. Estamos aqui para sensibilizar toda a população em favor dessa causa e reafirmar o compromisso com vocês mulheres de Miracema, com os homens e com as famílias deste município”, concluiu a secretária.
A prefeita de Miracema, Camila Fernandes, frisou a intenção da disseminação do projeto Agosto Lilás. “Enquanto Secretaria Municipal da Mulher, enquanto gestão, estamos prontas para fortalecer toda a rede de apoio e ajudar àquelas que sofrem violência. Porém, é necessário denunciar. A partir do momento que tivermos essa consciência de falar, a situação irá mudar. Por isso, estamos unidas para desenvolver ações que promovam nossa causa”, concluiu.
O tenente-coronel e coordenador de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar, Rodrigo Lacerda, sinaliza à população. “Estamos todos unidos para levar a mensagem que o projeto do Agosto Lilás transmiti. Para resolver o problema da violência contra a mulher, todos nós, do serviço público, temos que avançar, trabalhar e não desistir. Vamos à luta!”, enfatizou.
Prestigiaram a caminhada a Delegacia Especializada da Mulher e Vulnerável (DEAMV), Tiro de Guerra de Miracema, Polícia Militar, Secretaria Municipal da Mulher e demais Secretarias; Colégio Militar, Colônia de Pescadores, Projeto Dançam e Encantam; Patrulha Maria da Penha, Rosas de Amor, Instituto Arte Afro e Direitos Humanos; Professores e Acadêmicos da UFT.
Colinas
Já na tarde dessa terça-feira, 22, a caravana da Secretaria da Mulher, juntamente com todos os colaboradores, deslocou-se do Colégio da Polícia Militar João XXIII, em Colinas, expandindo a mensagem da campanha “Não se cale! Levante a mão e diga não”. A marcha logrou êxito e foi finalizada com um café da tarde aos integrantes.
A caminhada contou com a Fanfarra Municipal de Colinas do Tocantins, onde embalaram ao som de baterias a marcha da paz para o fim da violência contra a mulher.
“Contamos com a população para nos ajudar na divulgação dessa causa tão importante. Temos que combater a violência doméstica. Não podemos permitir que mulheres sejam alvos constantemente de assediadores. Colinas apoia essa causa. Não aceite ser maltratada, denuncie”, relatou o prefeito de Colinas, Ricardo Casarin.
A secretária de Assistência Social de Colinas, Elma Moisés David, destacou que a violência contra a mulher cresce em Colinas e relata a necessidade da ação do Agosto Lilás na cidade. “A campanha do Agosto Lilás veio atender uma necessidade muito grande da nossa cidade. Infelizmente, durante o esse mês de agosto, mês da conscientização, ocorreu um caso de feminicídio e a vítima era uma funcionária da prefeitura, então, precisamos com urgência nos unir e desenvolver esses tipos de ação”, pontuou a secretária.
Também participaram da caminhada, a delegada da 4ª Delegacia Especializada de Mulheres e Vulneráveis (Deamv), Lorrany Almeida; a delegada regional, Holodes Maria; a promotora do Ministério Público, Cristina Seuser; o promotor, Caleb Melo; representantes da Polícia Civil; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e demais secretários.
Denuncie: Disque 180
A Central de Atendimento à Mulher vítima de violência pode ser acessada através do 180. Você mulher, que tem recebido ameaças ou qualquer tipo de violência, ou conhece alguém que esteja passando por essa situação, não tenha medo, comunique, denuncie.
Todas as denúncias são realizadas de forma gratuita e sigilosa. A central funciona todos os dias da semana e feriados, com atendimento 24 horas.
A secretaria de Estado da Mulher trabalha constantemente o fomento de políticas públicas para as mulheres e esse mês tem sido de grande importância para disseminar ações conscientizadoras, porém o combate à violência feminina é diário.