O estudante Paulo Henrique Oliveira Silva, do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, no município de Combinado, vai representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, na prova de salto em distância. O campeonato começa neste sábado, 19, e segue até o domingo, 27, no Rio de Janeiro (RJ). O atleta garantiu a vaga ao conquistar medalha de ouro no salto em distância no Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, realizado em Brasília (DF), em março deste ano.
Antes de seguir para disputar o mundial, Paulo Henrique treinou durante uma semana na pista de atletismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Palmas, uma oportunidade proporcionada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O talento do estudante foi revelado pelas disputas nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Em 2019, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual e a oportunidade de participar da etapa nacional, nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), quando ficou em quinto lugar. Em 2022, foi novamente campeão dos Jets, mas sofreu uma lesão na disputa do nacional, os Jogos da Juventude, o que o impediu de completar a prova.
Paulo Henrique relata que, após se recuperar da lesão, voltou a treinar forte e focado no seu objetivo: ser campeão mundial. “Este ano, fui convocado para a seletiva do brasileiro, graças a Deus ganhei lá e, agora, vou disputar o mundial. Estou bem ansioso, nervoso, mas quero dar o meu melhor”, afirmou. O atleta ressaltou ainda a importância de incentivos e apoio. “Tenho muito a agradecer pelo apoio de todos, sou grato ao esporte na escola, porque é, por meio dele, que estou conquistando medalhas, disciplina, determinação e postura”, finaliza.
Para o técnico e professor Rone Jonanthan Pereira de Melo, após as vitórias de Paulo Henrique, outros estudantes estão se interessando pelo atletismo. “Os Jets têm revelado muitos talentos e ele despertou o interesse de outros alunos na modalidade, estou treinando mais dois que vão disputar o nacional, um é o irmão dele. Treinamos bastante lá em Combinado e, na pista oficial da UFT, estamos fazendo os ajustes finais, acertar a passada e o pulo, antes da competição. É de grande valia para o atleta vivenciar o que vai enfrentar nas disputas. Faremos o melhor, ele é um estudante focado, disciplinado e está confiante”, completa.