Centenas de pessoas lotaram uma das principais avenidas de Araguaína durante a 1ª Caminhada Agosto Lilás, em Araguaína. O evento, realizado pela Secretaria da Segurança Pública em parceria com a Secretaria da Mulher, aconteceu em alusão ao aniversário da lei Maria da Penha, de combate à violência contra a mulher.
Anfitriãs do evento, as delegadas da mulher Ana Maria Varjal e Sarah Lilian aproveitaram a oportunidade para conclamar toda a população a reforçar o combate a este tipo de violência. “Hoje, estamos todos juntos e assim continuaremos até que não exista nenhum caso de violência doméstica em Araguaína. Se alguém souber de alguma situação, não hesite em denunciar. Em briga de marido e mulher, devemos, sim, meter a colher”, lembrou a delegada Sarah.
“Queremos agradecer a todos que vieram, que contribuíram de alguma forma com essa ação. Esta é uma luta de todos nós”, completou a delegada Ana Maria.
O delegado de Polícia Civil Bernardo Rocha, que representou o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou que a não violência contra a mulher é pauta prioritária da Polícia Civil.
“Esse é um mês representativo, mas o combate à violência doméstica ocorre durante todo o ano. Trata-se de uma pauta prioritária da Polícia Civil, um crime que vem sendo enfrentado com muita seriedade e que continuaremos envidando todos os esforços para combater”, disse.
A secretária da mulher Berenice de Fátima afirmou que a ação é muito importante para o fortalecimento da mulher e conscientização sobre o combate diário a este crime. “Quanto mais as pessoas sabem sobre a lei, mais denúncias ocorrem e, consequentemente, mais mulheres saem desse ciclo de violência”, disse.
Apoio
Essa ação do Agosto Lilás contou com o apoio de diversas forças de segurança, a exemplo da Polícia Militar, com a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Araguaína e do Corpo de Bombeiros.
O comandante do 2º Batalhão de Araguaína, tenente-coronel Valdeone Dias, lembrou da importância dessa integração. “Temos trabalhado de forma integrada e ver todas as forças reunidas hoje só comprova que a causa é nobre e que só vamos conseguir melhorar cada vez mais se todos permanecermos unidos”, destacou.
O evento também contou com o apoio da Prefeitura de Araguaína, Câmara de Vereadores de Araguaína, Rede de Proteção a Mulher de Araguaína e comerciantes locais.
Dentre as autoridades presentes na caminhada, estiveram os deputados federal Alexandre Guimarães e estadual Gipão; o prefeito de Araguaiana, Wagner Rodrigues; secretários de estado e municipais e vereadores, dentre outros.
A caminhada saiu do 2º Batalhão e chegou à Via Lago, onde foi montada uma estrutura que ofereceu orientações jurídicas, registro de boletim de ocorrência, aula de dança, sorteio de brindes e muita animação.
“Eu achei uma bela ação essa caminhada e terminar dessa forma foi melhor ainda. A causa é muito justa, mulheres não podem ser vítimas de nenhum tipo de violência”, disse Lívia Macedo, moradora de Araguaína que prestigiou o evento.