11/08/2023 às 08h27min - Atualizada em 11/08/2023 às 08h27min
Dia do Advogado: Comemorar ou Criticar?
No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado, mas há motivos para comemoração ou se têm apenas críticas?
Tendo em vista que, o que se vê no dia a dia é a advocacia sendo criticada penosamente (seja pela sociedade, seja pelos próprios advogados), além de passar por inúmeras agruras, insegurança e dificuldades, quero dedicar esse texto apenas em comemoração.
Comemorar o estudo, dedicação, trabalho, estratégia, paciência, criatividade, perseverança, destemor, coragem, e humildade para saber ouvir. Comemorar porque quando fazemos isso, entendemos que há valor na nossa conquista, na nossa luta e no nosso esforço; comemorar porque a vida merece ser enaltecida.
Comemorar por ser um agente essencial para a segurança jurídica do mundo moderno. Tendo sua importância, inclusive, insculpida na própria Constituição Federal.
Devemos reafirmar sempre o juramento que fizemos ao receber a Carteira da Ordem dos Advogados e das Advogadas do Brasil e olhar para nossa profissão no intuito de resgatar o orgulho de ser advogado (a), mesmo com todas as dificuldades.
Por fim, há sim motivos para comemoração, uma vez que deixar de fazê-lo não resolverá os percalços da advocacia, por outro lado, comemorar não é esquecer-se das mazelas que acometem a profissão, mas lembrar que os obstáculos podem sim ser vencidos. Não obstante, desde que as críticas sejam para o crescimento da profissão e resgate do orgulho em ser advogado (a), são sempre bem-vindas.
Tarcizio Nunes
Advogado. Especialista em Direito Civil e Processual Civil; Direito e Processo Constitucional; Direito Notarial e Registral; Educação, Sociedade e Violência.