“Eu quero crescer junto com a cidade e, com esse treinamento que vai ser oferecido para nós, vamos aprender mais, vender mais e fazer o melhor para nossos clientes”. Há 15 anos, a vendedora ambulante Edinalva Alves da Silva comercializa pastel, panqueca e cachorro-quente pelas ruas de Araguaína, entre elas a Via Lago. Ela faz parte do grupo de 15 comerciantes que aceitaram participar dos cursos de atendimento ao cliente, formação do preço de vendas, sustentabilidade no turismo, gestão financeira e educação empreendedora para atividade turística oferecidos pela Prefeitura de Araguaína e o Sebrae Tocantins.
No último dia 9, representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e do Sebrae se reuniram com os empreendedores para apresentar a eles as potencialidades que a Via Lago tem e propor a participação no treinamento.
Trabalhadores preparados
Segundo o secretário Joaquim Quinta Neto, a parceria vai permitir que seja criado um fluxo de capacitação para proporcionar aos trabalhadores a oportunidade de se adequarem às normas dos espaços públicos e que todos sejam impactados de forma positiva.
“Queremos que essas pessoas tenham mais dignidade ao exercerem suas atividades e fazer com que saibam da importância de estarem organizados para se tornarem empreendedores de sucesso. A Via Lago é o nosso maior cartão postal urbano e os seus comerciantes precisam estar prontos para atender os turistas e moradores da cidade da melhor forma possível”, afirma Joaquim.
O secretário ressalta que questões ambientais, sanitárias, de atendimento, finanças e de ocupação de espaços serão abordadas e a expectativa é transformar para melhor o ambiente de negócios da Via Lago e de toda a cidade, gerando mais conforto e segurança para os usuários, bem como mais oportunidades e lucratividade para os empreendedores
Área valorizada, profissionais preparados
Araguaína vem atraindo novos investidores e uma das regiões mais cobiçadas da cidade é nas proximidades do Lago Azul. Embora seja uma área extremamente valorizada, a região possui uma vasta variedade de opções de produtos e serviços, sendo que a maior parte é prestada por pequenos empreendedores que comercializam seus produtos nas calçadas, estacionamentos e áreas adjacentes da Via Lago.
A Prefeitura está fazendo investimentos para potencializar a utilização adequada do Complexo Turístico Via Lago, que hoje é um dos maiores cartões postais da cidade. Para o analista e gestor de Turismo do Sebrae, Marcus Vinicius Vieira Queiroz, o turismo local traz benefício social e promove a criação de trabalho e renda, sendo o empreendedorismo um importante pilar para o desenvolvimento das regiões turísticas.
“Atualmente a Via Lago é o mais importante Complexo Turístico de Araguaína e o mais visitado, portanto a avenida precisa estar organizada e preparada cada vez mais para receber turistas. Nesta parceria com a Prefeitura, o Sebrae entra para preparar os empreendedores para este mar de oportunidades a partir da qualificação e estratégias de atuação para o pequeno empresário fortalecer o seu negócio e ampliar seus lucros”, destaca Marcus.
Treinamento
A capacitação inicia na sexta-feira, 11, e segue até novembro. Ao longo dos três meses, os comerciantes irão participar de cursos de atendimento ao cliente, formação do preço de vendas, sustentabilidade no turismo, gestão financeira e educação empreendedora para atividade turística.
Além disso, todos receberão treinamento sobre o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), segurança de acordo as normativas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e ISO (Organização Internacional de Normalização) voltadas para o turismo.
Ainda dentro dos cursos, os participantes serão orientados sobre custos, lucro, estratégias de negócios, regras sanitárias e ambientais, entre outros. O Sebrae também fará diagnóstico de presença digital e dará orientações para que eles possam estar inseridos no digital com um plano de marketing.
Complexo Turístico Via Lago
De acordo com Sebrae, a cidade de Araguaína possui 60 pontos de interesse turístico, sendo 22 espaços aptos para promover atrativos, entre eles, à Avenida Via Lago, que diante do grande potencial, foi escolhida e denominada como Complexo Turístico Via Lago, por meio da Lei Municipal 3.084/2018.