Candidatos às vagas ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio de Concurso Público, estão passando pela 4ª Etapa do Certame, entregando à Comissão os exames de saúde e, no mesmo instante, submetendo-se à análise pessoal da saúde bucal. Esses dois processos são eliminatórios, começaram na segunda-feira, 7, e terminam nesta terça-feira, 8.
O Centro Integrado de Saúde e Assistência Social (CISAS), é o ambiente onde ocorre a etapa. Os candidatos às vagas de Oficiais estiveram no local no primeiro momento do expediente das entregas. Em seguida e nesta terça, os concorrentes às vagas de Praças também começaram a entregar os documentos. No total, são 177 pessoas disputando 110 vagas, sendo 100 para o Curso de Formação de Praças (CFP), e 10 para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
O coronel Ciro Cardoso Guimarães Filho, comandante Operacional e presidente da Comissão de Concurso do CBMTO, explicou que, “caso haja algum candidato identificado sem as plenas condições de saúde, ele poderá ser eliminado do processo”.
Ciro Guimarães destacou ainda que o processo seletivo começou em 2022, com o concurso propriamente, seguido das outras várias fases classificatórias. "Temos que verificar as condições de saúde do futuro militar, ver se ele tem condições de exercer a função, que exige muito a boa saúde", relatou.
Paralelo à entrega de exames, ocorre ainda a etapa de Investigação Social, mas essa é contínua e poderá se manter, inclusive, durante o CFP e o CFO. O foco é na análise da vida pregressa dos candidatos, para saber se há pendências que levem à eliminação.
Os militares formados vão reforçar o efetivo da instituição, tendo em vista que muitos estão indo para a reserva remunerada, a exemplo da turma de 1993. “E é importante que a gente esteja sempre incluindo novos militares, até porque, o Governo do Tocantins e o Corpo de Bombeiros Militar têm também um projeto de expansão, com a cidade de Guaraí já com obra de construção da Companhia em andamento, e, tão logo o projeto esteja pronto, estaremos direcionando militares para lá”, completou Guimarães Filho.
Após passadas todas as etapas e com a devida autorização do Governo do Tocantins, o CBMTO dará início ao Curso de Formação de Praças e ao Curso de Formação de Oficiais.
Quem está encarando o processo, vive a ansiedade e a expectativa pela mudança de vida e de uma nova carreira. João Pedro Aguiar Vila Nova, 23 anos, tem motivos de sobra para estar feliz, pois, além de ser um dos classificados até aqui, ainda conta com o irmão Gabriel Vila Nova, 26, aprovado para o CFO. “A gente sempre teve a visão do meu pai, que era policial militar. E desde cedo a gente demonstrou essa vontade de seguir uma carreira militar também, e acabou que ambos conseguimos a aprovação juntos”, contou João pedro. “Vai ser uma experiência muito boa e isso vai fortalecer os nossos laços. Estamos felizes e eu almejo mais, pois assim que terminar o meu curso de Engenharia Civil, vou [fazer o Concurso para Oficial e] alcançar ele - Gabriel - na carreira”, completou João.
Outro jovem concorrente no CFP é João Pedro Batista Silva, 21, de Imperatriz - MA. O rapaz também vem de família de militares e ele mesmo cumpriu o Serviço Militar no 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 BIS), do Exército Brasileiro. Contudo, a busca por vaga no CFO será em outro momento. “Foi por estratégia que fiz o Concurso para o CFP, com matérias diferentes, em que eu não estava focado”, explicou. “De repente, mais pra frente, eu faça o Concurso para Oficial”, diz.
João também tem tios e pai policiais militares. “Eu sempre gostei de ser militar e então tentei uma vaga. Estou feliz demais com os resultados, com mais essa etapa”, assegura.