25/07/2023 às 17h54min - Atualizada em 25/07/2023 às 17h54min

Tocantins fortalece integração no combate ao crime organizado em reunião no Ministério da Justiça


 

O Governo do Tocantins marcou presença nessa segunda-feira, 24, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em reunião envolvendo o Conselho de Comandantes Gerais, representantes e líderes das forças de segurança estaduais e federais de todo o país. O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa, esteve presente, juntamente com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; o Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; o diretor geral da Polícia Federal, Ricardo Saade; e os demais Comandantes-Gerais de todos os estados.

O principal objetivo da reunião foi fomentar a integração entre todas as forças de segurança, tanto em âmbito estadual, quanto federal. Nesse contexto, destacou-se a apresentação realizada pelo diretor geral da Polícia Federal do programa Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Fico). O programa tem por finalidade capacitar policiais militares para ações preventivas e repressivas no enfrentamento das organizações criminosas, por meio de estratégias integradas, compartilhamento de informações e produção de inteligência, culminando na criação de um banco de dados unificado. 

Com a implementação de um banco de dados unificado, será possível acessar de forma rápida e eficiente informações relevantes, facilitando a identificação e combate a atividades criminosas em todo o território nacional. A importância da integração das forças de segurança em todo o país, o assunto central da reunião, está alinhado ao lançamento do Programa de Ação da Segurança, lançado pelo governo federal, na última sexta-feira, 21. 

O coronel Márcio Antônio Barbosa, esclareceu que o Governo do Tocantins está confiante de que essa iniciativa conjunta fortalecerá os esforços e permitirá uma atuação mais eficiente e coordenada no enfrentamento dessas adversidades. “Integração é o melhor caminho para combater o crime. A Força Tarefa proposta pelo governo federal, por meio do Ministério contribuirá, sem sombra de dúvida, para o combate ao crime organizado em nosso Estado”, destacou o Coronel.

Durante a reunião, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ressaltou o compromisso do governo em apoiar o programa, por meio de significativos investimentos. Dentre as medidas destacam-se o pagamento de diárias, aquisição de viaturas, armamentos e modernização de equipamentos. “O objetivo é fornecer recursos adequados às instituições de segurança que participam da força-tarefa, possibilitando um enfrentamento efetivo do crime organizado e garantindo a proteção da sociedade”, explicou o ministro. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento