19/07/2023 às 17h46min - Atualizada em 19/07/2023 às 17h46min

Tocantins é eleito à vice-presidência regional norte da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente


 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi eleito na manhã desta quarta-feira, 19, à cadeira da vice-presidência regional norte da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). O Tocantins passa a representar os estados do Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO) e Amapá (AP) na composição das vice-presidências regionais da Abema.

A 1ª Assembleia Geral Ordinária 2023 da Abema realizada de forma híbrida reuniu representantes de todos os estados e na ocasião ocorreram as eleições das vice-presidências regionais, membros dos conselhos diretor e fiscal, além das coordenações por bioma para o biênio 2023-2025.

O novo vice-presidência da regional norte da Abema e secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, acompanhou o processo eleitoral, falou da expectativa e do compromisso do Estado à frente do cargo, no novo biênio.

“É uma honra imensa para o Tocantins, representar todos os estados da região norte do país, no âmbito do novo biênio de gestão da Abema. Com o propósito de coordenar os trabalhos, propor ações conjuntas e alinhar parcerias, vamos avançar nas discussões das temáticas ambientais relevantes às ações de nossa região. Agradecemos a confiança depositada em nosso Estado e na Semarh, com a certeza que juntos podemos alavancar expressivas contribuições ambientais ao longo do novo biênio”, afirmou o novo vice-presidente da regional norte da Abema, Marcello Lelis.

A presidente da Abema e secretária de meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, ouviu sugestões dos membros representantes dos estados e recomendou que a gestão do novo biênio coloque em pauta a revisão do estatuto e elaboração do regimento interno com atenção especial às diretrizes do processo eleitoral.

Mauren Lazzaretti enfatizou que o processo é transparente e necessário avançar em detalhes que contemplem os anseios da estrutura atual, portanto a presidente considera os ajustes necessários e positivos. “Temos um processo transparente, aberto, democrático para definição de uma gestão política, porém apartidária, que precisa ampliar cada vez mais o incentivo à participação dos representantes dos estados nas discussões, com uma linguagem diferenciada que mantém a união, resguardando nossas diferenças”, afirmou a presidente da Abema. 

Encerrada a Assembleia Geral, foi iniciada a 113ª Reunião Ordinária da Abema e sugerida a inclusão na pauta do próximo encontro, a discussão para criação do grupo de trabalho para revisão do estatuto da entidade, em seguida os membros passaram a acompanhar as apresentações e discussões previstas na programação. A diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas da Semarh-Tocantins, Cristiane Peres, acompanha as pautas, com participação presencial na programação do encontro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento