23/06/2023 às 17h17min - Atualizada em 23/06/2023 às 17h17min

Presidente Marcos Duarte completa 6 meses de gestão com grandes realizações na Câmara de Araguaína


 
O vereador Marcos Duarte, presidente da Câmara Municipal de Araguaína, celebra seu primeiro semestre à frente do legislativo municipal. Durante esse período, sua gestão se destacou por uma série de ações e projetos que visam modernizar a Câmara e atender às necessidades da comunidade araguainense.

Uma das realizações mais notáveis da gestão do vereador Marcos Duarte é a construção da nova sede do Poder Legislativo de Araguaína. O projeto foi conduzido com êxito, visando oferecer um espaço moderno, acolhedor e acessível tanto para os vereadores quanto para os cidadãos. A nova sede representa um compromisso com a transparência, a agilidade e a eficiência nos trabalhos legislativos.

Um novo prédio, um novo tempo

Para o vereador Marcos Duarte, a construção do novo prédio da Câmara é um marco importante. "Queremos um ambiente democrático, moderno e acessível para todos. A nova sede simboliza nossa busca por renovação e progresso. É um espaço acolhedor, que promove a transparência e facilita a participação dos cidadãos na política local”, disse o presidente.

Nesta quinta-feira (22), os vereadores de Araguaína, juntamente com o prefeito Wagner Rodrigues e o secretário de Infraestrutura Frederico Prado, realizaram uma visita à área destinada à construção do novo prédio do Poder Legislativo. Localizada na Avenida Filadélfia, nas proximidades do Detran, a área possui uma extensão de 8.688 m². Em breve, será lançado o processo de licitação para a execução dessa importante obra.

100% digital

Além da construção da nova sede, a gestão do vereador Marcos Duarte também se destacou por outras ações de grande impacto. Entre elas, a implantação do 1º Sistema de Processo Legislativo 100% Eletrônico do Norte do Brasil, que trouxe mais agilidade e transparência aos trâmites legislativos, promovendo uma gestão mais eficiente e moderna. A integração do Sistema de Votação Eletrônico trouxe mais agilidade e segurança às votações realizadas na Câmara Municipal, garantindo a transparência e a precisão na contagem dos votos.

Com o objetivo de aproximar ainda mais a Câmara dos cidadãos, o Aplicativo da Câmara Municipal foi disponibilizado, permitindo que os araguainenses acompanhem as atividades legislativas, acessem pautas de sessões, projetos de lei e participem ativamente do processo democrático.

Contribuição que instituições sociais

A preocupação com a comunidade também esteve presente nos primeiros 6 meses na gestão do presidente Marcos Duarte, que realizou a doação de veículos ao Cantinho do Vovô e à Casa de Davi, duas instituições que desempenham um papel fundamental no amparo aos idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Câmara mais próxima do povo

Outro destaque foi a realização da 1ª Sessão Itinerante do Tocantins na Zona Rural, que aconteceu no P.A. Rio Preto, levando os trabalhos legislativos para mais perto dos moradores e proporcionando uma maior participação popular nas decisões políticas. Além disso, a Comitiva do Poder Legislativo marcou presença na tradicional Cavalgada de Araguaína, reforçando os laços entre a Câmara e a comunidade.

A Câmara também esteve presente ativamente na Feira EPOCA e na EXPOARA, demonstrando seu compromisso em representar os interesses dos araguainenses e impulsionar o desenvolvimento local.

A preocupação com a educação também é evidente na gestão de Duarte, que promoveu o 1º Cursinho Popular Preparatório para o Enem e Vestibular organizado por uma Câmara do Tocantins, permitindo que estudantes de escola pública se preparassem adequadamente para os exames e buscassem o acesso ao ensino superior.

Transparência e responsabilidade

Além disso, a Mesa Diretora se pautou pela modernização e transparência na Câmara Municipal. Houve a regulamentação da Ouvidoria e da Lei de Acesso à Informação, garantindo que os cidadãos tenham canais efetivos para expressar suas demandas e obter informações sobre as atividades legislativas. Ainda nesse sentido, o Portal da Câmara Municipal foi modernizado para oferecer uma experiência mais intuitiva e acessível aos usuários, facilitando o acesso a documentos, notícias e demais informações relevantes.

Valorização do servidor

Além disso, o vereador Marcos Duarte não mediu esforços para valorizar os servidores do legislativo. Houve o reajuste do Ticket Alimentação, elevando o valor para R$ 1 mil. Os servidores efetivos foram beneficiados com a concessão da data-base de 7%, acima da inflação, demonstrando o compromisso com a valorização do trabalho e dos direitos dos servidores.

Outro aspecto importante foi a antecipação de 70% do 13º terceiro salário dos servidores, proporcionando mais segurança financeira. Além disso, a antecipação do pagamento de salário até o dia 20 de cada mês contribui para o planejamento financeiro dos servidores e o cumprimento de suas obrigações.

Ao fazer um resumo desses seis meses de gestão, o vereador Marcos Duarte destaca. "Trabalhamos incansavelmente para modernizar a Câmara Municipal, promover a transparência e aproximar a política dos cidadãos. A construção da nova sede é um marco desse compromisso, mas também realizamos diversas ações significativas, como a implantação do processo legislativo eletrônico, a valorização dos servidores e a promoção da participação popular. Estamos empenhados em servir à população de Araguaína e seguir avançando em prol do desenvolvimento e bem-estar de nossa cidade”, frisou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento