20/06/2023 às 17h07min - Atualizada em 20/06/2023 às 17h07min

Tocantins fica no centro do mais importante corredor logístico ferroviário do País após conclusão da Ferrovia Norte-Sul


 

A Ferrovia Norte-Sul (FNS) foi finalmente concluída no último dia 16 de junho, inaugurando um marco na infraestrutura logística de transportes no País. O governador Wanderlei Barbosa destacou que a conclusão da ferrovia coloca o Tocantins em uma posição privilegiada em um dos principais corredores logísticos do Brasil. Considerada a coluna dorsal do transporte sobre trilhos, a ferrovia passa por quatro das cinco regiões brasileiras, desde Açailândia (MA) até Estrela D’Oeste (SP), com 2.257 km de extensão, dos quais cerca de 32% passam pelo Tocantins.

O Estado do Tocantins também abriga seis plataformas que conectam a ferrovia a outros modais de transporte, como o rodoviário e hidroviário, colocando o Estado em uma condição privilegiada de logística de transportes e facilitando o escoamento da produção agrícola para portos como o de Itaqui (MA) e o de Santos (SP).

Para o governador Wanderlei Barbosa, a expectativa é de que ocorra um impulso significativo em diversos setores, como agrícola, industrial e de transporte de cargas. "A Ferrovia Norte-Sul se torna uma porta para o escoamento de produtos tocantinenses para outras regiões do Brasil e do mundo, além de facilitar o acesso a insumos e matérias-primas essenciais para o desenvolvimento local, como é o caso do corredor de fertilizantes já em operação no Arco Norte, que vai possibilitar a implantação do Centro de Distribuição de Fertilizantes no Tipa [Terminal Integrador de Palmeirante], atraindo novos investimentos e impulsionando ainda mais o agronegócio, forte vocação do nosso Estado", afirmou.

O desenvolvimento socioeconômico das regiões por onde passa a ferrovia também é outro aspecto crucial. A implantação da FNS estimula a criação de polos industriais e agroindustriais ao longo de seu trajeto, gerando emprego e renda nos municípios de sua zona de influência. A implantação do pólo de fertilizantes, por exemplo, vai gerar 400 empregos diretos, além dos postos de trabalho indiretos resultantes da transformação econômica viabilizada na região.

"A proximidade com a ferrovia facilita a instalação de empresas e indústrias, atraídas pela facilidade de escoamento de suas produções e acesso a insumos. Isso gera empregos diretos e indiretos, fortalece a economia local e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população", ressaltou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.

A implantação da FNS também representa uma alternativa logística eficiente e sustentável para o transporte de cargas, uma vez que o modal ferroviário é menos poluente e consideravelmente mais barato que o rodoviário, por onde se escoa mais de 67% da produção brasileira atualmente. "Isso possibilitará, aos produtores e empresas do Tocantins, ampliarem sua competitividade no mercado nacional e internacional, uma vez que os custos logísticos representam uma parte importante na formação do preço final dos produtos", completou o secretário.

A proximidade com a ferrovia é um dos fatores positivos para a instalação de empresas e indústrias no Tocantins, atraídas pela facilidade de escoamento de suas produções e acesso a insumos. “Nossa companhia tem planos de implantar aqui no Estado uma distribuição de fertilizantes, tanto de insumos quanto de fertilizantes misturados. Viemos buscar apoio do Governo do Tocantins, porque estamos planejando instalar em uma área próxima à ferrovia e, a partir dela, atender as áreas que estão se expandindo no agronegócio. Estamos planejando investimentos acima de centenas de milhões para fazer frente ao crescimento do agronegócio no Tocantins e na região do Matopiba”, afirmou o presidente da Fertplus Fertilizantes, Adrian da Silva.

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