O Governo do Tocantins reconhece o papel fundamental do servidor público aposentado em todo o processo de desenvolvimento do Estado. Por meio de um trabalho dedicado e eficaz, grandes feitos e realizações de importantes profissionais, contribuíram para que o mais novo Estado da Federação seja destaque em crescimento econômico e social que hoje o caracteriza.
O governador Wanderlei Barbosa ressalta sua gratidão e reconhecimento a esses servidores estaduais aposentados, considerados pilares fundamentais do Estado, destacando sua relevância na construção do Tocantins, dedicando suas vidas ao serviço público e contribuindo para o desenvolvimento da região. O Governador também ressalta o empenho do Governo para oferecer benefícios e medidas que visam garantir uma aposentadoria digna e tranquila para os servidores estaduais. "Estamos sempre atentos às demandas dos servidores públicos. Desde que assumi o Governo do Tocantins, busquei dialogar, conversar, pagar o piso, progressões e ouvir dos próprios servidores quais seriam as suas pautas prioritárias. Por isso, estamos cumprindo com as demandas recebidas e isso demonstra o bom trabalho que estamos realizando e manteremos o nosso compromisso e a atenção a essas pessoas que tanto contribuíram com a nossa história”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
“Trabalhar no Governo do Tocantins foi uma realização profissional. Hoje, eu me sinto uma professora aposentada realizada. Todos os convites que recebi, enquanto trabalhava no Estado, foram desafiadores e sempre estive pronta para contribuir na construção da sociedade tocantinense”. O depoimento é da professora de educação física, Fauzia Roges Jordy, hoje aposentada pelo Governo do Tocantins. A carioca de nascença, tocantinense de coração, foi uma das pioneiras da Capital, destinando 30 anos de sua vida à educação do Tocantins.
Fauzia começou sua carreira no Estado como coordenadora de Educação Física de Palmas, atuando pela Regional de Ensino. Trabalhou na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entre 1995 e 1998, na Diretoria de Esportes e Educação Física Escolar. Posteriormente, atuou nas escolas estaduais de Palmas e retornou à Seduc para atuar como redatora do Novo Ensino Médio. Seu comprometimento com a educação e seu empenho em garantir uma formação de qualidade deixam um legado inspirador para todos que valorizam o serviço público. “Comecei a trabalhar na Regional de Ensino, inaugurei escolas, inclusive a primeira escola edificada de Palmas, que foi a Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto. Iniciei na Secretaria de Educação e terminei minhas atividades lá também, ajudando na redação do Novo Ensino Médio. No dia que me aposentei, a sensação foi de dever cumprido”, expressou Fauzia Roges, que se aposentou em abril de 2021.
Assim como a professora Fauzia, os servidores aposentados desempenharam uma ampla gama de funções em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança pública e na administração, garantindo a prestação de serviços de qualidade e o cumprimento das políticas públicas estabelecidas pelo Governo do Tocantins. Eles foram responsáveis pela implementação de programas, projetos e ações que impactam diretamente a vida dos cidadãos tocantinenses.
Atuação do Igeprev
O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) trabalha para agilizar o processo de aposentadoria dos servidores, assegurando seus direitos e reconhecendo adequadamente seu tempo de serviço. Cerca de 16 mil pessoas estão aposentadas pelo Estado e o Igeprev tem implementado ações em prol desse público, oferecendo assistência e orientação durante todo o processo de aposentadoria. Por meio de investimentos em tecnologia e modernização dos serviços, o instituto busca agilizar os trâmites e reduzir a burocracia, simplificando o caminho para a aposentadoria e contribuindo para a valorização do servidor público.
Para o presidente do Igeprev, Sharlles Bezerra Lima, o Governo do Tocantins tem trabalhado nas várias ramificações administrativas para garantir uma aposentadoria justa e condizente com aqueles que contribuíram para o Estado. "O Igeprev, órgão previdenciário responsável pela manutenção da valorização desses servidores já aposentados, tem procurado criar condições para que todos possam ser bem atendidos, e, principalmente, acolhidos de forma humanizada. É prestado todo o auxílio necessário para uma aposentadoria tranquila, com todos os seus direitos garantidos, seguindo a mesma preocupação e cuidado que o Governo do Estado tem dedicado a todos”, comentou Sharlles.
Aplicativo Meu RPPS
Vários serviços são oferecidos para estreitar laços entre os servidores e a Administração Estadual, com destaque para o aplicativo Meu RPPS. Por meio do sistema eletrônico, disponível para aparelhos telefônicos, é possível solicitar serviços por agendamento, voltados para o servidor público, como solicitações de aposentadoria; abono de permanência; pensão por morte; revisão em geral; certidão de tempo de contribuição; auxílio funeral; coleta de informações para posse; inclusão ou exclusão de curador; isenção de Imposto de Renda/contribuição previdenciária; juntada de documentos; reconsideração de indeferimento; recurso; inclusão de dependente previdenciário ou para dedução do Imposto de Renda; reversão de aposentadoria e desentranhamento de documentos.
Para servidores públicos que estão no processo de aposentadoria, o aplicativo facilita muito, principalmente no que se refere à agilidade nos processos burocráticos. “Eu sou muito grata ao Igeprev. Eles foram atenciosos comigo, principalmente o pessoal do atendimento”, frisou ainda a servidora aposentada, Fauzia Roges.