A 55ª Exposição Agropecuária de Araguaína – Expoara – foi aberta oficialmente neste sábado, 3, com a presença do governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, do secretário de Estado da Agricultura, Jaime Café, representantes do setor agropecuário, políticos e outras autoridades. A Expoara teve início no último dia 31 de maio e se estende até o dia 11 de junho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, com a uma expectativa de mais de R$ 200 milhões em negócios.
A Expoara constituiu o maior evento do gênero na região norte do Tocantins e possibilita aos araguainenses negócios, lançamentos, competições, palestras, workshops, entretenimento, inovações tecnológicas, além da tradicional cavalgada, que será realizada neste domingo, 4, além de uma extensa programação artística, com nomes consagrados da música serteneja raiz, universitária e gospel.
O governador Laurez Moreira destacou a importância da Expoara no cenário estadual e lembrou que a cidade de Araguaína sempre foi uma referência na pecuária. "Araguaína sempre foi um município que espelhou bem o Tocantins, principalmente no que diz respeito à pecuária, essa atividade tão importante para a economia do nosso Estado e para o Brasil. A cidade é recordista em abate de bovinos no Estado, uma demonstração de sua força", disse o Governador em exercício salientando ainda que o município conta com vários frigoríficos com capacidade significativa de abate, além da qualidade do rebanho. "Araguaína sempre foi referência também na genética, na qualidade do gado e a Expoara é uma vitrine do que é produzido em toda a região", frisou.
O governador em exercício Laurez Moreira também destacou os índices de crescimento da economia tocantinense e que isso é reflexo dos investimentos do Governo do Tocantins e da segurança jurídica.
O secretário Jaime Café classificou as feiras agropecuária como ambientes de oportunidades para o produtor se inteirar de manejos e novas tecnologias e serviços, além de linhas de crédito importantes para a atividade agropastoril, lembrando que o Governo do Tocantins é um parceiro na realização desses eventos. "Esse Governo vê como missão esses incentivos para a realização dessas feiras e Araguaína está inserida neste contexto”, afirmou.
"São eventos importantes para acessar linhas de crédito para que o produtor possa fazer uma reforma de pastagem, aquisição de algum equipamento ou mesmo de matrizes, touros e outros. O Governo do Tocantins vê essa oportunidade de negócio como uma uma missão e está apoiando. Esse ano o Governo do Tocantins colocou acerca de R$ 5 milhões para apoiar as feiras agropecuárias do calendário da Federação da Agricultura do Estado", explicou o secretário afirmando que esses recursos ajudam a implementar estruturas, espaços para palestras e fechamento das estruturas de rodeio, para entretenimento durante essas festas.
Jaime Café reafirmou que tudo que for importante para poder viabilizar o evento o Governador Wanderlei Barbosa investe, porque com os invetimentos dos produtores na aquisição de equipamentos retornam em impostos. "O ICMS que é gerado a partir da compra, aumenta a produção nas propriedades e faz com que a economia cresça. Então isso não é despesa, isso é investimento", sustentou.
O presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, está otimista com o evento e aposta em um incremento da ordem de 30% na arrecadação de ICMS no município em virtude da Feira. "É a Expoara das Expoaras. A gente já ve desde o início que a movimentação em negócios será recorde, vai superar todas as expectativas. Isso se deve à união de todos os setores, inclusive do Governo, que é parceiro. Acreditamos em um crescimento de 30% na arrecadação de ICMS neste período na cidade", ressaltou.