16/05/2023 às 16h59min - Atualizada em 16/05/2023 às 16h59min

Delegada orienta pais e familiares sobre sinais que crianças vítimas de abuso sexual podem manifestar

 

Mais um Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças se aproxima e a campanha Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes continua se mostrando necessária. Isso porque, de janeiro até o último dia 11 de maio, 269 casos de estupro de vulnerável foram registrados no Tocantins.

Além dos casos de lesão corporal, que no mesmo período, fizeram 131 vítimas. Nos dois tipos de crimes, as crianças (menores de 14) do sexo feminino são as que mais sofrem.

Infelizmente, boa parte dessas agressões físicas ou sexuais acontece dentro de casa, e o agressor é uma pessoa do convívio da criança. Por isso, a delegada Lucélia Maria Marques Bento, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente de Palmas (DPCA), orienta pais e familiares a prestarem mais atenção nas mudanças de comportamento das crianças.

"Um dos sinais que a criança vítima de violência pode emitir é ficar mais introspectiva, sem querer brincar, demonstrar resistência em ficar próximo a determinada pessoa. No caso dos adolescentes, há também a possibilidade da prática de automutilação, agressividade e outras mudanças comportamentais. Então, os genitores devem ficar atentos e sempre tentar conversar com essa criança", reforçou a delegada.

A delegada orienta, ainda, que as pessoas denunciem esse tipo de prática. As denúncias podem ser feitas na delegacia mais próxima ou, se preferir, de maneira anônima pelo Disque 100, que é o número de denúncia do Ministério dos Direitos Humanos, ou ainda pelo 190, que é do Sistema Integrado de Operações do Tocantins (Siop).

Centro 18 de Maio

Em Palmas, além das delegacias especializadas, a Polícia Civil ainda atende a população por meio do Centro de Atendimento Integrado 18 de maio, localizado na Quadra 504 Sul, Alameda 02, Lote 05. O Centro 18 de Maio funciona em parceria com outros órgãos públicos voltados para o acolhimento das famílias e crianças vítimas de violência.

Os serviços de atendimento que funcionam no Centro 18 de maio englobam as Delegacias Especializadas na Proteção de Criança e Adolescente (DPCA); a equipe Psicossocial do Instituto Médico Legal (IML); a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Município de Palmas; e o Conselho Tutelar, destinados à Criança, Adolescente e Mulheres vítimas de violência.

A escrivã e coordenadora do Centro, Dayana Bindala, destacou que, no local, além dos registros de ocorrência criminal, a criança vítima de violência e a família já podem passar pelas provas periciais e receber o apoio necessário para o enfrentamento desse momento difícil. "De janeiro até o último dia 15 de maio, no âmbito da DPCA, foram realizados 417 atendimentos, sendo 261 boletins registrados e 156 atendimentos, entre oitivas e demais demandas. Pelo Núcleo do IML, foram realizados 327 atendimentos no total e, além disso, foram realizadas 235 escutas de vítimas ou possíveis vítimas. Desde a inauguração do Centro, em 2021, já foram realizadas 1.089 escutas”, informou.

Interior

Além do atendimento realizado na Capital, o Tocantins conta com 11 Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher e aosVulneráveis (Deamvs) em cidades do interior. Nas Deamvs, são oferecidos atendimentos específicos voltados para mulheres e vulneráveis, pessoas que se sentirem vítimas ou familiares.

A delegada e diretora de Polícia do Interior, Ana Carolina Coelha Marinho Braga, reforça que a população dos municípios em que não há uma delegacia especializada pode procurar a Delegacia de Polícia mais próxima, que também será atendida no que precisar.

Abaixo a relação de delegacias: 

1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam - Palmas);

2ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher - (Deam - Taquaralto);

Central de Atendimento à Mulher - 24 horas (CAM 24 horas – Taquaralto);

3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam - Araguaína);

1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Araguatins);

2ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Augustinópolis);

3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Tocantinópolis);

4ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv - Colinas do Tocantins);

5ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Guaraí);

6ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Paraíso do Tocantins);

7ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Miracema do Tocantins);

8ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Porto Nacional);

9ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Gurupi);

10ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Dianópolis);

11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e aos Vulneráveis (Deamv – Arraias).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento