26/04/2023 às 08h45min - Atualizada em 26/04/2023 às 08h45min

Araguaína terá Dia D de vacinação contra gripe neste sábado, 29


 
 

A Secretaria da Saúde de Araguaína realizará neste sábado, 29, o Dia D da vacinação contra a gripe (influenza). Além das 18 unidades básicas de saúde que estarão abertas para imunizar a população contra a doença, a vacina ficará disponível na Escola Municipal Nossa Senhora da Natividade, no Setor Nova Araguaína. Todos os locais atenderão das 8 às 13 horas.


 “A vacina tem como objetivo reduzir as chances de pessoas apresentarem quadros graves de infecção pelo vírus influenza, principalmente nos grupos considerados de risco. Além disso, quando a população se vacina diminuem as chances de surtos do vírus”, explica a diretora da Imunização, Samilla Braga.


Para essa primeira etapa, o Ministério da Saúde disponibilizou 29 mil doses ao Município. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, de um total de 57.632 pessoas. Em Araguaína, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe segue até o dia 31 de maio, em todas as UBS.

Para receber a vacina, o morador deve apresentar CPF, cartão de vacinação e a comprovação de grupo prioritário.


Público


Estão no público-alvo da campanha os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, população indígena, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário e portuários.

Também fazem parte desse público-alvo os adolescentes e jovens em medidas socioeducativas de 12 a 21 anos, forças armadas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.


Sobre a Influenza


A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão, podendo também causar pandemias. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.


A síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Nos casos mais graves, geralmente existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.


Dependendo do grau infeccioso dos vírus circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento