O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas-TO) recebeu, nesta terça-feira (21), em Brasília, a visita do reitor pro tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, do vice-reitor, Nataniel Araújo e do servidor Douglas Fonseca. Na pauta da reunião, foi discutido o orçamento para melhoria das instalações da Universidade e realização de concurso público.
Lázaro Botelho, que é defensor da educação pública universal e gratuita, acredita que a UFNT tem um papel promissor no desenvolvimento da região norte do Estado, no exercício da cidadania e na qualificação para o mercado de trabalho.
Na ocasião, o deputado fez o compromisso de trabalhar pela liberação de 208 códigos de vagas para servidores que comporão o quadro administrativo e de magistério de efetivos da UFNT, além de viabilizar, na discussão do Plano Plurianual (PPA), o investimento de R$ 168.951.000,00 (cento e sessenta e oito milhões e novecentos e cinquenta e um reais) para demandas de investimentos da UFNT no período de 2024 a 2027, de forma a possibilitar a instalação dos campi de Xambioá e Colinas.
Para o parlamentar, o acesso à educação influencia em todas as áreas: na economia, na saúde, na segurança pública e na infraestrutura.
“Sabemos que a Universidade é o pilar na produção de conhecimento na sociedade. Por isso, como deputado federal e representante de Araguaína e região, estou à disposição para fortalecer o ensino universitário de maneira que a UFNT possa se manter, cumprindo o seu papel na sociedade de formação acadêmica e social”, declarou.