As equipes de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e dos municípios de Palmas e Paraíso do Tocantins iniciaram, nesta segunda-feira, 20, com o planejamento de ações estratégicas para controle da chikungunya, dengue e Zika, com o apoio técnico do Ministério da Saúde (MS). Devido à situação de emergência para as arboviroses, as atividades serão concentradas para diminuir a incidência de casos e evitar a ocorrência de óbito.
No Tocantins, além dos municípios já citados, as regiões do Cantão e da Ilha do Bananal também preocupam as equipes de saúde. “No último informe epidemiológico, as regiões de saúde Cantão e Ilha do Bananal concentravam 7 municípios com alta incidência para dengue e 11 com média incidência. A mesma situação ocorreu com a chikungunya que, nos meses de janeiro e fevereiro, 7 municípios apresentaram alta incidência e 4, com média. São populações suscetíveis expostas ao risco de adoecimento”, disse a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno Hundertmarck.
O técnico do Ministério da Saúde, Pedro de Alcântara Brito Júnior, reforçou o trabalho conjunto das equipes de vigilância em saúde e atenção básica. “Precisamos de respostas coordenadas e integradas para o enfrentamento das arboviroses. O Ministério da Saúde ativou o Centro de Operações de Emergências para Arboviroses (COE Arboviroses) diante de um cenário de epidemia nacional. Estaremos com apoio em sete estados, dentre eles Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná que apresentam alta incidência de casos”, afirmou.
A superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Palmas, Gilian Cristina Barbosa, falou do trabalho desenvolvido na Capital. “Notamos um crescimento nas últimas semanas que requer mais atenção. Neste cenário, é fundamental que a população exerça a parte dela, cuidando e removendo os possíveis focos do mosquito. O suporte técnico do Ministério da Saúde e do Estado irá nos auxiliar nas ações que precisam ser revistas ou até ser implementadas no município, com vistas a reduzir a incidência das doenças”.
A equipe do MS estará no Estado até sexta-feira, 24, e a semana de apoio técnico do Ministério da Saúde continuará com agendas no município de Paraíso do Tocantins, unidades hospitalares, unidades básicas de saúde e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/TO).
Dados
De acordo com os últimos boletins epidemiológicos, 49 municípios tocantinenses confirmaram casos de dengue, 21 confirmaram casos de chikungunya e seis municípios confirmaram casos de Zika neste ano. Os dados completos sobre as arboviroses podem ser acessados no site do SES-TO, no link: https://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-de-dengue-chikungunya-zika-e-febre-amarela-monitores/6aqzbftl85g2.