15/03/2023 às 18h14min - Atualizada em 15/03/2023 às 18h14min

PAI de Araguaína comemora um ano de funcionamento com mais de 37 mil crianças atendidas



A pequena Lorrayne Gabriely, de 3 meses, foi levada ao PAI (Pronto Atendimento Infantil), com sintomas de gripe. O pai da menina, o pedreiro Dorivane Camilo, morador do Araguaína Sul, não perdeu tempo e procurou auxílio médico. “Como é bom ter um local para trazer minha filha quando não está bem. Essa unidade foi a melhor obra que Araguaína já ganhou. Para nós, pais, é muito confortante poder dar socorro rápido aos nossos filhos em um lugar só para crianças”.
 
A bebê Lorrayne é uma das mais de 100 crianças atendidas diariamente no PAI de Araguaína, desde a sua inauguração em 15 de março do ano passado. A unidade de urgência e emergência pediátrica segue como a primeira do Tocantins com atendimento exclusivo e especializado para meninos e meninas de até 11 anos.
 
Em um ano de funcionamento, o PAI contabiliza o número de mais de 37 mil crianças atendidas desde o primeiro dia de portas abertas, até o mês de fevereiro deste ano. Ainda de acordo com os dados do ISAC (Instituto Saúde e Cidadania), que administra a unidade sob supervisão da Secretaria da Saúde de Araguaína, a média mensal é de 3.082 crianças atendidas.
 
“Eu me sinto muito feliz por ver esta unidade funcionando em Araguaína e levando diariamente um atendimento especializado e humanizado às nossas crianças. Eu como pai já trouxe meus filhos aqui e, de fato, é uma realidade que há muito era esperado por nós, pais e mães", destacou o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues.
 
O PAI tá On
Além de Araguaína, o PAI, que funciona 24 horas, atende usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de outros municípios, ampliando a assistência pediátrica na região norte do Tocantins, como o pequeno Carlos Eduardo de Jesus, 9 anos, morador de Santa Fé, que foi atendido na unidade nessa terça-feira,14. “Eu fiquei desesperada quando vi meu neto sofrendo muito com fortes dores de cabeça, febre e outros sintomas que me deixaram preocupadas. Sou muito grata por terem recebido ele aqui no PAI, que lugar abençoado”, disse a avó do garoto, a dona de casa Alcione de Jesus.
 
“Desde a inauguração a população vem buscando atendimento no PAI, já foram mais de 37 mil atendimentos, um número bastante expressivo de atendimentos. Deste total, apenas 1.070 crianças foram encaminhadas para o HMA (Hospital Municipal de Araguaína), o que representa a resolutividade dos casos que chegam até a unidade”, reforçou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.
 
Estrutura
A unidade conta com nove leitos, sendo quatro na ala vermelha e cinco na amarela e ainda possui duas recepções, farmácia, sete salas para classificação de risco do paciente, e ainda outras salas de serviço social, de triagem, de nebulização com medicação, pequenos procedimentos, raio-x, salas administrativas. Também tem laboratório, copa, refeitório e banheiros masculinos e femininos.
 
A equipe do PAI é formada por mais de 100 profissionais, entre médicos clínicos e pediátricos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, de laboratório e de raio-x, além de administrativos e de apoio.
 
Ampliação
O PAI faz parte do projeto de construção do novo Hospital Municipal Eduardo Medrado de Araguaína. Na primeira etapa da obra foram investidos aproximadamente R$ 9 milhões, com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida de 66% da Prefeitura.
 
O projeto segue agora para a segunda etapa, cuja fase é a de abertura de licitação para contratação da empresa que deverá executar os serviços. A obra completa tem previsão de investimento de quase R$ 23 milhões e substituirá a atual unidade que funciona em um prédio alugado, no Setor Rodoviário.
 
"Somos referência no Tocantins no atendimento às crianças e continuamos trabalhando muito, enquanto Município, para manter esse serviço essencial aos nossos pequenos, inclusive, o projeto de ampliação do local segue, este mês ainda, para a etapa de licitação”, concluiu Wagner Rodrigues.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento