01/03/2023 às 07h45min - Atualizada em 01/03/2023 às 07h45min

Governo do Tocantins alinha oportunidades de negócio com presidente da Câmara de Comércio Brasil-China


 

O governador Wanderlei Barbosa participou nesta terça-feira, 28, de uma videoconferência com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Andrew Tang, para alinhar as oportunidades de negócio entre o Tocantins e o país asiático. Charles Tang convidou o Governador para um roadshow à China em breve – uma viagem para conhecer empresas e investidores chineses.

Na conversa, o Governador destacou que a China já é o principal parceiro comercial internacional do Tocantins, importando proteína animal e outras commodities agrícolas. “O Tocantins quer ter essa oportunidade de ir à China e trazer essas cartas de intenções para fazer investimentos em nosso território. Até porque, a China é o principal parceiro na compra de nossos produtos, adquirindo 52% da nossa produção agropecuária”, frisou Wanderlei Barbosa.

O Governador ressaltou, ainda, o interesse em estreitar as relações sino-tocantinenses, não apenas com as exportações, mas também atraindo investimentos chineses para cá. “Temos forte potencial na mineração que pode ser explorado, em créditos de carbono e interesse em realizar parcerias público-privadas. Por isso, convido o senhor e seus conterrâneos chineses para uma visita ao Tocantins para conhecer tais potencialidades”, pontuou, por fim, o gestor.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, durante sua fala, explicou como o Governo do Tocantins pretende intensificar as relações comerciais com o país asiático. “Vamos manter contato frequente com a CCIBC com o intuito de construir uma missão empresarial até lá para atrair investimentos. Toda a equipe, capitaneada pelo governador Wanderlei Barbosa, vai se empenhar no fortalecimento dessa relação bilateral”, comunicou.

Charles Tang, por sua vez, disse que o principal objetivo da CCIBC é trazer investimentos para o Brasil por meio do intercâmbio e de parcerias com os chineses. “É possível abrir um escritório de representação do Estado do Tocantins em Xangai, com material informativo e uma pessoa à disposição para apresentar aos investidores chineses as potencialidades do Tocantins”, informou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, que também acompanhou a conferência, falou sobre a possibilidade de criação de uma frente parlamentar para tratar dos interesses mútuos. “Vou levar essa sugestão até meus pares para que possamos fazer esse intercâmbio. Podem contar conosco”, afirmou Amélio Cayres.

Câmara de Comércio Brasil-China

Fundada em 1986, a CCIBC é a única entidade legitimada pelo Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CCPIT). A CCIBC promove o intercâmbio e a cooperação econômica, acadêmica e cultural entre os dois países. A entidade já realizou parcerias com os estados de Pernambuco, Pará e Mato Grosso do Sul, além de acordos com a Confederação Nacional da Indústria (CNI); a Associação das Empresas Nacionais Exportadoras (AEB) e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento