Gerenciado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), as dunas, um dos principais atrativos do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), receberam 1.380 visitantes entre os dias 18 e 21, período das festividades de carnaval. Em relação ao mesmo período do ano passado, em que houve proibição da realização das festas carnavalescas, o crescimento foi de cerca de 30%.
Por causa da alta demanda, equipes do PEJ e também da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, intensificaram as atividades de controle da capacidade de carga e monitoramento do atrativo, para recepção e orientação aos visitantes sobre os procedimentos que devem ser adotados dentro da Unidade de Conservação (UC).
As visitas ao atrativo precisam contar com a presença de um guia/condutor ambiental devidamente autorizado pelo Naturatins. O visitante não pode fazer uso de fogueiras, bebidas alcoólicas, cigarros e alimentação; não utilizar aparelhos musicais e sonoros, nas dunas e no estacionamento; não entrar com animais domésticos (exceção para cães-guia); e não realizar qualquer tipo de coleta: fauna, flora, rochas ou outros recursos.
Além das equipes da UC, participaram do trabalho conjunto fiscais do órgão ambiental e ainda militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e da Companhia de Policiamento de Turismo (Cptur). “Temos uma equipe experiente e capacitada para atuar nestes períodos e contamos com o grande apoio da fiscalização, além da Cptur e BPMA. Foi um trabalho bem planejado e harmonioso, garantindo a proteção ambiental da unidade. Tivemos um bom número de visitantes, importante também destacar a atuação dos guias credenciados”, elencou o supervisor do PEJ, Alessandro Machado.
Conforme Portaria n° 20/2020, o horário de acesso da portaria das Dunas é das 7 às 11 horas e das 14 às 17 horas. A permanência é permitida até as 12 horas, no período da manhã, e até o pôr do sol, no período da tarde.