26/01/2023 às 08h14min - Atualizada em 26/01/2023 às 08h14min

Ouvidoria da Saúde de Araguaína registra aumento de mais de 179% nos elogios em 2022


 
A população de Araguaína está mais participativa e contribuindo com a gestão dos serviços da Secretaria da Saúde de Araguaína. Em 2022, a Ouvidoria da Saúde registrou 1.694 demandas contra 1.022 de 2021 e o destaque ficou com o aumento no número de elogios ao atendimento dos servidores. Foram 361 menções positivas em 2022 e 129 em 2021, um aumento de 179,84%, sendo a maioria delas direcionada para a Atenção Básica.

O coordenador da Ouvidoria do SUS em Araguaína, Nailton de Andrade Oliveira, explica que o aumento na participação dos cidadãos é resultado de um trabalho de busca ativa que a Ouvidoria fez, estimulando a participação popular na gestão do SUS.

“Uma das ações que fizemos foi itinerante. Fomos até os locais de prestação de serviço público em saúde de Araguaína para divulgar o trabalho do órgão e ouvir de perto as necessidades dos usuários”, conta o coordenador. Essa mobilização realizou 1.468 atendimentos nas 21 unidades básicas de saúde e outros serviços que compõem a rede de atendimento, totalizando 28 locais.

Compromisso com os prazos

De todas as demandas recebidas pela Ouvidoria, a Secretaria da Saúde de Araguaína deu um retorno ao solicitante e concluiu 95,05% antes do prazo de resposta de 20 dias definido na Lei Federal 13.460/2017, e que ainda permite que seja prorrogado por mais 20 dias. As demais solicitações foram acompanhadas e respondidas dentro do prazo previsto.

O tempo médio de resposta em Araguaína é de 13 dias, a menor taxa do Tocantins e está abaixo da média nacional de 39 dias, conforme o painel de dados do Ministério da Saúde.

Mais elogios que insatisfações

Um dos assuntos mais frequentes na Ouvidoria é em relação aos atendimentos prestados pelos servidores nas unidades de saúde municipais. Em 2022, foram registrados 361 elogios e 234 insatisfações. Para a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, os números são resultado das diversas qualificações e treinamentos realizados pela gestão, principalmente pelos trabalhos desempenhados pela Escola de Saúde Pública.

“A secretaria tem se empenhado para que os atendimentos sejam prestados de forma humanizada, com atenção e comprometimento com o cidadão. Todos os problemas relatados pela comunidade à Ouvidoria estão sendo tratados com responsabilidade para melhorar os serviços à comunidade”, completa a secretária.

Recepção humanizada

A autônoma Jacira Pereira Sousa se consulta com frequência na UBS Dr. Dantas, no Residencial Costa Esmeralda, e em todas as oportunidades ela disse que foi muito bem acolhida pela equipe da unidade. “O primeiro contato é com a recepcionista Raimunda Cardoso, que sempre recebe a gente da melhor forma. Ela é educada, paciente e muito clara nas informações que passa. Também só tenho elogios para a Raimunda, técnica de enfermagem”.

Mais dados

No balanço dos serviços prestados pela Ouvidoria no ano passado, do total de demandas recebidas, 1.541 (90,96%) foram relacionadas aos serviços da Secretaria da Saúde de Araguaína e 153 (9,04%) encaminhadas para a Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Tocantins.

Nos 11 anos de atuação, a Ouvidoria da Saúde de Araguaína registrou mais de 15 mil atendimentos. Os cidadãos podem entrar em contato no 156, de segunda à sexta, das 7 às 18 horas, para solicitar informações, denúncias, registrar elogios ou reclamações sobre os serviços públicos de saúde do município.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento