O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta segunda-feira, 23, da Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e da Reunião Preparatória para o Fórum de Governadores, que será realizada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima sexta-feira, 27, em Brasília. Durante a assembleia, realizada em formato virtual, o governador do Mato Grosso Mauro Mendes foi eleito presidente da entidade.
Durante a reunião, foram discutidas propostas regionais e individuais de cada estado que serão apresentadas no encontro com o presidente Lula. Além de apresentar propostas para o Tocantins e região, o governador Wanderlei Barbosa defendeu um melhor alinhamento das proposituras com foco em prioridades e interesses comuns de todos os estados.
“Um projeto que temos interesse, por exemplo, é a ponte que liga Filadélfia a Carolina, no estado do Maranhão. Pode não ser a prioridade do estado vizinho, mas é prioridade para nós. Então temos que discutir melhor essa pauta”, explicou o Governador, pontuando que a obra constitui um corredor de integração e de escoamento da produção.
O governador Wanderlei Barbosa também defendeu a federalização da TO-335, que liga o Pará ao Tocantins, no município de Couto Magalhães, passando por Colinas do Tocantins, até a cidade de Palmeirante. Além disso, a pavimentação do trecho da rodovia TO-110, entre os municípios de São Félix e Mateiros, que liga os principais roteiros turísticos da Região do Jalapão.
Wanderlei Barbosa defendeu, ainda, a disponibilidade de recursos para o Programa de Redução do Déficit Habitacional no Tocantins, com recursos para construção ou conclusão de 10 mil moradias. E apresentou, como prioridade, a construção do Hospital Materno Infantil, incluindo-se a atenção especializada à saúde da mulher tocantinense. A construção da ponte sobre o Rio Araguaia, ligando os municípios de Caseara e Santana do Araguaia, no Pará, foi outra pauta apresentada pelo Governador como prioridade.
Os secretários de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, e da Casa Civil, Deocleciano Gomes, também participaram da reunião.