23/01/2023 às 08h50min - Atualizada em 23/01/2023 às 08h50min

Sefaz prepara sistema que vai monitorar todas as compras com cartões no comércio do Tocantins


 

Técnicos da Secretaria da Fazendo do Tocantins participaram da apresentação da ferramenta on-line para a Declaração de Informação sobre Meios de Pagamento (Dimp), documento em formato digital que está sendo exigido por Secretarias da Fazenda de vários estados desde de 2020.  

A apresentação faz parte das medidas de implantação da Dimp no estado ainda neste ano.

A Dimp é uma obrigação acessória que informa aos Fiscos Estaduais todas as transações mercantis efetuadas com cartões de débito, crédito, de loja (private label) e demais instrumentos de pagamento eletrônico, bem como, sobre o fornecimento de informações prestadas por intermediadores (agenciadores, plataformas de delivery, marketplaces e similares) de serviços e de negócios referentes às transações comerciais ou de prestação de serviços intermediadas”, disse a auditora fiscal Sônia Mara da Silva Borges.

A ideia é informar as transações financeiras e os impostos gerados, confirmando que todos foram apurados e devidamente pagos.

Como obrigação fiscal, a Dimp terá prazo para ser apresenta à receita estadual, devendo ser enviada até o até o último dia do mês subsequente relativo às operações realizadas pelos beneficiários de pagamentos que utilizem os instrumentos de pagamento. Por outro lado, o contribuinte cuja declaração apresentar inconsistências também terá prazo para corrigi-las.

“A Dimp é uma inovação de transparência e segurança fiscal tanto para o contribuinte quanto para o Governo do Estado. Por um lado, informações corretas garantem tranquilidade para o contribuinte e, por outro, evitam processos de fiscalização, gerando economia de tempo e recursos para o governo”, observou o diretor da Receita Estadual, Paulo Bispo.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento