05/01/2023 às 09h06min - Atualizada em 05/01/2023 às 09h06min
Norte do Estado corre risco de perder o Centro de Reabilitação
Centro Estadual de Reabilitação
PODE FECHAR
Em Araguaína, norte do Estado, o ano de 2023 começa com uma péssima notícia para pacientes que precisam fazer tratamento de reabilitação. O Centro Estadual de Reabilitação, CER, que fica no centro, perto da Avenida Marginal Neblina, pode fechar as portas até o final deste mês de janeiro.
A notícia do possível fechamento da unidade de saúde, que trata pessoas que buscam reabilitação, não agradou e preocupa tanto aos pacientes quanto aos profissionais que trabalham no CER.
Até agora, os pacientes ainda não foram informados sobre um novo local onde vão continuar o tratamento. A dúvida também atinge aos servidores, que também não sabem onde vão trabalhar depois do fechamento da unidade de saúde.
O prédio do CER é um anexo do Hospital Regional de Araguaína e foi construído há mais de dez anos. Mais espaçoso e bem localizado, o local é cobiçado por outros órgãos do Estado ou do governo Federal. Segundo informações não oficiais, o prédio pode abrigar o IML. A mudança poderá ocorrer até o final deste mês.
O prédio já recebeu pintura nova pelo lado de fora. Mas, dentro da unidade, estaria havendo vazamentos, o que já teria estragado vários prontuários dos pacientes.
Atualmente, no CER funcionam diversas especialidades na área de saúde. Entre elas, psicologia, nutricionista, fisioterapia, medicina da dor, dentre outros. Os atendimentos são de segunda à sexta-feira, nos horários da manhã e tarde.
Há informações de que o Hospital Regional recebe uma verba do Ministério da saúde para a manutenção do CER. Caso a unidade seja desativada, o governo do Estado pode perder o dinheiro.
Sobre o assunto, o site otocantins pediu uma resposta à secretaria estadual de saúde, mas não houve retorno. O pedido foi enviado porá o email: saude@secom.to.gov.br. O espaço continua aberto.