05/01/2023 às 07h21min - Atualizada em 05/01/2023 às 07h21min

Cerca de 17.500 moradores de Araguaína podem não ser contabilizados pelo Censo 2022


 

Moradores de 4.499 residências de Araguaína ainda não responderam ao formulário dos pesquisadores do Censo 2022 porque não foram localizados nos imóveis e de 1.344 casas se recusaram a receber os recenseadores, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Levando em conta a média de três moradores por domicílio, estipulada pelo IBGE, há uma estimativa de que 17.529 moradores ainda não responderam à pesquisa.
 
O prefeito Wagner Rodrigues reforçou a importância dos cidadãos araguainenses receberem os recenseadores e responderem corretamente às perguntas.

“As políticas públicas do município são elaboradas em cima do total de habitantes e os repasses governamentais também estão diretamente vinculados a isso. Precisamos que nossa população receba os pesquisadores e responda fielmente às perguntas para que nossa cidade possa continuar crescendo com equilíbrio e justiça”, pediu o prefeito.

 
O prazo está acabando

De acordo com o coordenador censitário do IBGE em Araguaína, Marcos Dione Cardoso dos Santos, a previsão é que o censo seja finalizado na cidade em janeiro, mas pode ser prorrogado, no máximo, até fevereiro, dependendo da necessidade.

“A cidade foi dividida por regiões e o trabalho está sendo feito por 156 recenseadores que estão visitando casa por casa. Os entrevistadores estão devidamente identificados e a entrevista pode durar cerca de 25 minutos”, afirmou.

Quem ainda não respondeu à pesquisa

Os moradores que ainda não receberam a visita de um recenseador podem entrar em contato com o IBGE, apenas por Whatsapp, no número (63) 3414-7240. Durante o contato, o órgão solicita que a pessoa informe o nome completo e o endereço completo para que os pesquisadores façam a verificação para identificar o domicílio. Uma nova visita poderá ser agendada ou a entrevista poderá acontecer pelo próprio Whatsapp.

As visitas são realizadas a partir das 8 horas. Para conseguir encontrar moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 poderão ser realizadas após as 18 horas e também aos sábados e domingos, incluindo feriados. Em alguns casos, quando o morador não está na residência, o recenseador deixa na caixa dos correios um bilhete com um número de telefone para que o morador entre em contato e agende a visita.



 

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento