15/12/2022 às 08h32min - Atualizada em 15/12/2022 às 08h32min

Campanha de vacinação contra a febre aftosa encerra neste sábado, 17


 

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os pecuaristas para ficarem atentos ao prazo final da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que encerrará no próximo sábado, 17. A campanha teve início no dia 1° de novembro e encerraria no dia 30 do mês passado, porém, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogou a campanha até o dia 17 e estendeu o prazo para declaração da vacinação até o dia 24 de dezembro. A expectativa do Tocantins é vacinar 10,5 milhões de bovídeos.

Esta é a última etapa de vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, já que recebeu autorização do Mapa para retirada da vacina no Estado a partir de 2023 e deverão ser vacinados todos os bovídeos da propriedade. “Orientamos os produtores rurais a adquirirem vacinas em lojas agropecuárias licenciadas e, após a vacinação dos animais, realizar em até 10 dias a comprovação do ato, nas unidades da Agência, apresentando nota fiscal de aquisição da vacina e a carta-aviso”, destacou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.

Quem deixar de vacinar os animais, pagará multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções previstas na legislação. A Agência também recomenda, aos pecuaristas, que aproveitem o manejo do rebanho e vacinem os animais contra raiva e brucelose.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento