Com os objetivos de promover a concorrência leal e assegurar a confiabilidade dos produtos que estão sendo comercializados para as festas de fim de ano, a Agência Estadual de Metrologia do Tocantins (AEM-TO) realiza até esta sexta-feira, 9, a Operação Natal, na área de Pré-Medidos, com fiscalização nos estabelecimentos comerciais de Palmas.
A operação faz parte das ações pactuadas com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) visando averiguar a pesagem dos produtos natalinos expostos à venda nos comércios, tais como panetones, petiscos, castanhas, vinho, champanhe, uva passa, nozes, frutas cristalizadas, biscoitos finos, chocolates, dentre outros, que possuem a quantidade informada na embalagem. Os produtos são recolhidos para os exames laboratoriais que serão realizados na Agência de Metrologia.
Após a coleta, serão atestados os dados dos rótulos com o peso averiguado nas balanças da AEM e a conferência das medidas metrológicas. Para isso, os produtos são pesados com e sem as embalagens plásticas e de vidros, com a verificação do peso em quilos e o volume real de cada produto.
De acordo com a presidente da AEM, Grazielly de Oliveira, a Operação Natal reforça que as ações da AEM são fiscalizatórias e de cunho harmonioso, visando garantir a concorrência leal e a qualidade dos produtos ofertados à sociedade. “Essa é mais uma ação da AEM para proporcionar à população palmense mais segurança na aquisição desses produtos, presentes nas festas de fim de ano”, pontuou a gestora.
Ensaios Laboratoriais
Para proceder com os ensaios, os fiscais da Metrologia Estadual recolhem produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de 13 unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta-convite de todo o processo e trâmite legal.
Divulgação dos resultados
Após a conclusão dos exames detalhados, realizados em laboratório com a presença de representantes das marcas, será divulgado, ainda no mês de dezembro, os resultados da Operação Especial Natal e Ano Novo.
Ouvidoria
A Agência de Metrologia orienta que, caso o consumidor desconfie de possíveis irregularidades em relação aos produtos fiscalizados, o órgão disponibiliza um canal direto no telefone e WhatsApp: (63) 3218-2076 que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, ou no e-mail: ouvidoria@aem.to.gov.br.