25/11/2022 às 07h20min - Atualizada em 25/11/2022 às 07h20min
Plano de Ação do Turismo de Araguaína é aprovado com ações como site e sinalização
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína realizou nessa quarta-feira, 23, a apresentação do planejamento e o Inventário do Turismo para os membros do Comtur (Conselho Municipal do Turismo).
O estudo para elaboração do Plano de Ação e do Inventário foi realizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e aprovado pelo conselho.
“Estamos muito satisfeitos com a aprovação do planejamento, do inventário e a formalização do plano de ação. A aprovação desses documentos vai dar oportunidade para o Município se recadastrar no Mapa do Turismo Regionalizado que dará continuidade às atividades do turismo da cidade, através do Ministério e de todos os agentes do turismo local”, explicou o vice-presidente do Comtur, Jhenmerson Rodrigues.
Planejamento do turismo
No encontro, o gerente regional do Sebrae em Araguaína, Marcus Vinicius Vieira, apresentou o resultado das pesquisas e estudos realizados, como meios utilizados para a elaboração do Plano de Ação para o turismo no município. O estudo contemplou o diagnóstico da realidade turística da cidade, diretrizes, objetivos e o plano.
“Fizemos em primeiro lugar um diagnóstico da atividade turística em Araguaína, a quantidade de negócios turísticos, espaços de atração turística, negócios de alimentação, hotelaria e outros, para que pudéssemos pensar nas estratégias assertivas para execução em nossa cidade”, destacou o gerente.
Dentre as diretrizes que norteiam o desenvolvimento das ações, estão a busca por um destino turístico inteligente, conectado e com gestão compartilhada das atividades, uma oferta turística que ama o que faz, valorização da cidade e da população e geração e valorização do trabalho, renda e estímulo ao empreendedorismo.
Ações
Como ações propostas para o fortalecimento da base normativa ao turismo, está a elaboração da Política Municipal do Turismo e da Lei do Fumtur (Fundo Municipal do Turismo). Além disso, para impulsionar a visibilidade e a comunicação das ações turísticas da cidade foi proposto a criação do manual de identidade visual, do portal turístico (site), de um manual de comunicação, incluindo sinalização turística, ainda outros. (Prefeitura de Araguaína).