22/11/2022 às 11h10min - Atualizada em 22/11/2022 às 11h10min

CMA realiza primeira audiência pública de combate ao racismo em Araguaína


foto: divulgação

A Câmara de Araguaína, através dos vereadores Soldado Alcivan (Progressistas) e Geraldo Silva (MDB), realizaram uma audiência pública sobre os “Direitos da População Afrodescendentes e o combate ao Racismo em Araguaína”, na noite desta última sexta-feira, 18, no Plenário Vereador Divino Paula de Araújo.
 
Presidida pelo Vereador Geraldo Silva, a primeira audiência teve início com uma breve apresentação de dados da população negra pelo Prof. Dr. Vinicius Gomes de Aguiar (UFNT), com o objetivo de contribuir para a fundação e formação do Conselho Municipal das Questões Étnico Racial.

“Iniciamos essa audiência para debater uma pauta coletiva. Uma pauta que não pode e nem deve ser silenciada, pois o combate ao racismo tem sido debatido em diversos parlamentos brasileiro e a Câmara de Araguaína não pode ficar fora desse debate que visa agir diante de tantas crueldades contra o povo preto, a cultura afro-brasileira e os direitos sociais. Nosso objetivo aqui é criar, implantar, fiscalizar politicas públicas integradas para a população preta em Araguaína”, disse Soldado Alcivan em entrevista.
 
Participaram do primeiro evento:  Profa. Me. Simone Cristina – Professora do colegiado de psicologia da Faculdade Dom Orione, pesquisa e estuda temáticas relacionadas a diversidade, relações entre Psicologia e Educação, Formação em Pedagogia, Estudos Decoloniais, Gênero, Relações étnico-raciais, Mulheres Afrodescendentes no Magistério Superior, Subjetividade da População Negra e Tópicos Gerais de Psicanálise.
 
Profa. Dra. Sariza Oliveira Caetano Venâncio - Professora do colegiado de História e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Religião e Cultura Popular no Tocantins - GPEncanTO. Doutora em Antropologia Social (UNICAMP, 2019). Mestra em Ciências Sociais (UFMA, 2013). Especialista em História Cultural: Imaginário, Poder e Identidade (UFG, 2010).
 
Prof. Manoel Barbosa da Silva – pós-graduado em coordenação pedagógica, professor da rede do estado e diretor da escola João Guilherme em Araguaína, membro do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) Coordenador da ASSOCIAÇÃO NEGRA COR (ANCA) e membro do Núcleo de estudo afro-brasileiro (NEAF).
 
Realizada pela Câmara Municipal, esta audiência contou com apoio da Secretária de Educação; Secretária de Esporte Cultura e Lazer; Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação; Defensoria Pública do Tocantins; Diretoria Regional de Ensino de Araguaína; Universidade Federal do Norte do Tocantins; Movimentos Sociais de Combate ao Racismo.
 
A audiência finalizou formalizando uma comissão que ficará encarregada de estruturar o estatuto do Conselho Municipal de Igualdade Racial, nesta comissão fazem parte os Vereadores Soldado Alcivan e Geraldo Silva, representante do poder executivo, representantes dos movimentos sociais de igualdade racial e apoio da defensoria pública do Estado. Esta comissão irá se reunir na próxima sexta-feira, 25, pela tarde na secretaria de assistência social para iniciar o processo de criação deste conselho.  ( Assessoria).
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90