18/11/2022 às 09h20min - Atualizada em 18/11/2022 às 09h20min

Transtorno e deficiência da pessoa, seus obstáculos na sociedade e inclusão são temas de livro infantil a ser lançado em Palmas

           Cáritas Gomes

BOA LEITURA
 
Um dos grandes problemas, hoje, na sociedade brasileira é a deficiência no acolhimento das pessoas que trazem algum tipo de transtorno ou deficiência, seja na família, nos espaços públicos ou institucionais. Acrescente-se a isto o fato dessas pessoas, vítimas do preconceito, se isolarem em si, não vendo perspectivas para o seu viver. Está questão é tratada numa linguagem dirigida para as crianças no livro “A borboleta que descobriu seu voar”, da pedagoga tocantinense, Cáritas Gomes de Oliveira Almeida, que será lançado no próximo dia 28, às 20 horas, no auditório da Fecomércio/Sesc, em Palmas. O evento contará com a palestra “Inclusão e Diversidade: O papel dos núcleos Inclusivos”, a ser proferida pela também pedagoga Ana Cecília Ferreira.

De acordo com a autora, numa análise do tema focado em seu livro, “um dos grandes problemas, atualmente, em nossa sociedade, possui um nome relativamente novo, mas que vem, mesmo que vagarosamente, ganhando destaque nas mídias sociais e nas rodas de conversas e debates: o “capacitismo”. Temos que denomina a forma segregacionista com que é realizado o acolhimento das pessoas que trazem, física, intelectual ou sensorialmente, algum tipo de transtorno ou deficiência, seja na família, nos espaços públicos ou institucionais.”

Cáritas continua: “Ainda somos movidos por uma atitude que limita as pessoas apenas por serem diferente do que o senso comum consideraria normal. Acrescente-se a isto o fato dessas pessoas, vítimas do preconceito, se isolarem em si, não vendo perspectivas para o seu viver e temos um cenário realmente desolador”. Conclui.
 
 
O livro, editado e publicado pelas editoras Letras & Versos (RJ) e Cerrado Comunicação e Editora (TO), e com diagramação e arte final do design baiano Welligton Cerqueira, é prefaciado pela educadora Lúcia Moyses, moradora de Niterói (RJ). “Profissionalmente, a autora é graduada em Pedagogia (pela Universidade Federal do Tocantins), com especialização em Neuropsicopedagogia Institucional (Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI - MG), atuando como professora das séries iniciais da rede pública municipal de Palmas (TO). Sua grande sensibilidade para a questão do acolhimento das pessoas que trazem algum tipo de transtorno ou deficiência, seja na família, nos espaços públicos ou institucionais, levou-a a criar e dirigir a Área de Inclusão e Acessibilidades, na Federação Espírita do Estado de Tocantins. Cáritas vem, há alguns anos, levando também para as crianças e jovens da evangelização esse olhar sensível,
tão bem expresso neste livro.” É como ela descreve a autora.

O livro é ilustrado pelos três filhos da Cáritas. “Incentivando a criatividade dos filhos Lucas, Heitor e Ana Clara, ofereceu-lhes a oportunidade de ilustrarem o livro com seus desenhos infantis. Assim, narrativa e ilustração, em um casamento perfeito, conduzem o leitor pelos caminhos da leitura.”, completa o seu prefácio.

A obra foi publicada com o apoio cultural do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET) e tem o apoio para o seu lançamento da Fecomércio/Sesc-TO

Sobre a palestrante
 
Ana Cecília Ferreira Reis é graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade Católica de Brasília – PUC; pós-graduada em Coordenação Pedagógica – Universidade Federal do Tocantins – UFT; pós-graduada em Desenvolvimento Humano, Inclusão e Educação Escolar – Universidade de Brasília – UnB; pós-graduada em Educação Especial – Universidade de Brasília – UnB; pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado – UNICESUMAR; Mestranda no Programa Ensino de Ciência e Saúde – Universidade Federal do Tocantins – UFT e Transtorno do Espectro Autista no âmbito das Tecnologias de Comunicação e Interação - Universidade Federal do Tocantins – UFT.
 
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento