01/11/2022 às 07h58min - Atualizada em 01/11/2022 às 07h58min

Governo do Tocantins abrirá a última campanha de vacinação contra febre aftosa em Miranorte


 

É chegada a hora de celebrar o marco histórico para o estado do Tocantins, o lançamento da última Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, que será realizada no dia 1° de novembro, às 9 horas, na Fazenda Nossa Terra, no município de Miranorte, localizado na região central do Estado. O evento contará com a participação dos produtores rurais, entidades representativas e a comunidade em geral.

Após finalizar a campanha no dia 30 de novembro, o Tocantins inicia a jornada rumo à conquista do status de livre da febre aftosa sem vacinação, conforme previsto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “São décadas de luta e muito trabalho de toda cadeia produtiva que culminou na suspensão da vacinação, e, consequentemente, no avanço da condição sanitária do Tocantins, por isso é um momento de muita celebração”, avalia o presidente da Adapec, Paulo Lima.

O Estado está há 25 anos livre da febre aftosa com vacinação e faz parte do bloco IV, de acordo com o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa 2017-2026 (Pnefa). Junto com ele, também vai retirar a vacinação outras unidades federativas: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal. Até então, no país, apenas Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e algumas regiões do Amazonas e Mato Grosso possuem a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Para chegar a esse patamar da evolução sanitária, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), cumpriu as diretrizes exigidas no Plano Estratégico 2017-2026 do Mapa. Entre os principais aspectos realizados estão: vigilância em propriedades rurais, com mais de 5 mil fiscalizadas totalizando 500 mil animais/ano; vigilância em eventos pecuários abrangendo mais de 640 mil animais examinados/ano; vigilância em estabelecimentos de abate com mais de 1 milhão de animais examinados/ano e atendimento a 100% das suspeitas de ocorrências de doenças vesiculares, sem registrar nenhum caso positivo.

Outro fator que teve contribuição importante foi a execução das 42 ações previstas no Plano Estratégico, bem como, autonomia política, administrativa e financeira da Adapec; retorno da arrecadação do Fundo Privado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Fundeagro), para atendimento à emergência sanitária; melhores condições de trabalho com investimentos em estrutura física; ampliação e capacitação contínua dos servidores. E é claro, associado aos altos índices de cobertura vacinal ao longo dos anos, graças às importantes participações dos servidores, produtores rurais, empresários, entre outros, no processo de combate à doença.

2ª etapa da campanha antiaftosa

Nesta etapa, que ocorrerá entre os dias 1° e 30 de novembro, a expectativa é de que 10,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as idades, pertencentes à 55,1 mil produtores rurais, recebam a dose do imunizante. Nos anos anteriores, em novembro, apenas os animais jovens recebiam a dose da vacina. A declaração do ato também é obrigatória e deve ser realizada nas unidades da Adapec, até 10 dias após a compra do produto.

A multa para quem deixar de vacinar é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para movimentação dos animais está condicionada ao cumprimento das exigências. (Governo do Tocantins).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento