18/10/2022 às 17h42min - Atualizada em 18/10/2022 às 17h42min

Tocantins prepara a última campanha de vacinação contra a febre aftosa


 

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está se preparando para executar entre os dias 1° e 30 de novembro, a última etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado, uma vez que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já anunciou a retirada da vacinação a partir de 2023. Nesta etapa, serão vacinados todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) das propriedades e a expectativa é de que sejam vacinados mais de 10,5 milhões de cabeças.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, destaca que espera vacinar todo o rebanho de bovídeos tocantinense. “Esta será a última campanha de vacinação contra a febre aftosa e, para buscarmos o reconhecimento internacional de zona livre desta doença sem vacinação, precisamos fazer o dever de casa e tenho certeza que os nossos produtores rurais têm esse compromisso com a defesa sanitária”, afirma Paulo Lima.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, informou que a única mudança que houve nesta última campanha foi a antecipação da vacinação para animais que vão para estações de montas, uma vez que alterada a estratégia da campanha em maio, onde foram vacinados os animais até 24 meses, e que não estavam em idade reprodutiva. Para estes animais e aqueles que participarão de eventos pecuários, a vacinação já está autorizada desde o dia 2 de outubro.

Visando ao fornecimento de vacinas no mercado, a Adapec já se reuniu com representantes de lojas agropecuárias para alinhar as estratégias da última etapa de vacinação no Tocantins. Representantes da Agência também reuniram nessa segunda-feira, 17, em Brasília, com o Mapa, durante o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), onde foram discutidas as estratégias para esta última etapa de vacinação e a sequência ao Plano Nacional de retirada da vacina. (Governo do Tocantins).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento