17/10/2022 às 17h47min - Atualizada em 17/10/2022 às 17h47min

Tocantins celebra Dia Nacional da Vacinação


 

Um grande marco na história da saúde humana é o desenvolvimento das vacinas que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), salvam a vida de três milhões de pessoas a cada ano. Para reforçar a importância dos imunizantes, o Brasil comemora, em 17 de outubro, o Dia Nacional da Vacinação, uma data para promover a importância da imunização no controle de epidemias.

 

Segundo dados da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) somente a vacina da BCG tem cobertura vacinal, as demais vacina para crianças e adolescentes não atingiram o percentual necessário para cobertura vacinal (BCG: 90,74%; Rotavírus: 58,44%; Meningocócica: 61,70%; Pentavalente: 59,06%; Pneumocócica: 64,96%; VIP: 59,04%; Febre Amarela: 46,62%; Tríplice Viral: 53,36%; Hepatite A: 49,91% e HPV meninas: 58,28% meninos: 30,29%).

 

A gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Rocha, destacou a importância da vacinação para a erradicação das doenças. “Sem dúvidas, o desenvolvimento das vacinas representou um grande avanço na medicina. Por meio delas, diminuem-se os gastos com internações e medicamentos, além de melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, esses agentes imunizadores são importantes armas na luta para a erradicação de doenças, fato que já ocorreu, por exemplo, com a poliomielite”.

 

Para proteger os seus filhos a empresária, Janaína Costa, mãe da pequena Lara Eva (09 anos), Israel Filho (03 anos), reforça a importância da vacinação, “sempre mantenho em dia a vacinação dos meus filhos, pois além de ser um direito da criança, é garantia de um futuro saudável”.

 

Prorrogação de campanha contra a Poliomielite
 

A Gerência de Imunização reforça que a campanha de multivacinação foi ampliada até o dia 31 de outubro, estando disponíveis todas as vacinas para atualização da caderneta, bem como a da campanha contra a poliomielite, meningite e HPV, que teve o público alvo ampliado pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes de até 14 anos.

 

Dia D Estadual
 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) planejam a realização do Dia D Estadual de Vacinação, a ser realizado em novembro. A ação tem o objetivo de mobilizar os municípios a realizarem a ação, mantendo pelo menos uma sala de vacina aberta em cada município no dia, para que toda a população atualize a caderneta de vacinação.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento