O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), entregou na manhã desta terça-feira, 11, laboratórios móveis de informática para 20 unidades escolares que ofertam educação profissional técnica de nível médio na rede estadual de ensino. Foram destinados 735 chromebooks e 23 gabinetes de recarga.
As unidades escolares que ofertam Ensino Médio Integrado (EMI), o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) receberam os equipamentos. Ao todo, 23 cursos foram contemplados.
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou o compromisso do Governo do Tocantins com a educação para garantir a formação de qualidade para os estudantes. “A nossa responsabilidade com o ensino precisa ser cada vez mais forte, pois é uma prioridade para nós”, enfatizou.
A transferência dos equipamentos faz parte de um novo tempo na história do ensino tocantinense, como afirma o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz. “Uma instituição pública só funciona com entregas. Isso que acontece hoje é fruto do empenho de toda uma equipe, que realiza um trabalho incansável para levar qualidade à educação dos nossos estudantes”, declarou.
A aquisição dos equipamentos é oriunda de um convênio federal, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, com contrapartida do Estado, totalizando um investimento no valor de R$ 2.022.636,48. A execução do convênio de 2008 só foi possível graças à atuação da gestão estadual que realizou uma repactuação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O benefício atenderá 1.859 estudantes de escolas que têm a tecnologia como um dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica. Serão contempladas unidades de 10 Diretorias Regionais de Educação (DRE): Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
O Colégio Estadual Odolfo Soares, em Ponte Alta do Tocantins, é uma das unidades atendidas pela iniciativa. A diretora Kátia Maria Teixeira Tavares expressou a importância dos equipamentos para os alunos. “Com certeza, somará muito para a aprendizagem dos nossos estudantes. Isso fica marcado na história, pois sabemos que hoje a tecnologia move o mundo e ela deve chegar primeiro na escola, onde tudo começa”, relatou.
Os profissionais das 20 unidades escolares contempladas passarão por formação, ainda neste mês de outubro, para conhecerem o equipamento, suas funcionalidades, compatibilidade, ferramentas e configurações.