10/10/2022 às 07h38min - Atualizada em 10/10/2022 às 07h38min

Araguaína zera casos de Covid e pessoas com sintomas gripais passam a ser atendidas em todos os postinhos


 
Os moradores de Araguaína que apresentarem sintomas gripais como tosse, febre ou coriza, poderão procurar atendimento em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) a partir de segunda-feira (10). Segundo a prefeitura, os casos não serão mais tratados exclusivavente na UBS José de Souza Rezende, que era referência. A decisão foi tomada após a cidade zerar os casos de Covid-19.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde o dia 30 de setembro apenas um caso da doença foi confirmado na cidade. Com a queda, os atendimentos também reduziram. "Essa medida também foi tomada levando em consideração a baixa procura na UBS de referência e a diminuição do contágio”, disse a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena Eneias.

Desde o início do ano, o mês de janeiro foi o de maior movimentação na UBS José de Souza Rezende, quando 9.220 pessoas foram atendidas no local. O mês de julho foi o segundo com maior procura, com 3.830 atendimentos. Já no mês de setembro, apenas 490 pecientes procuraram o local.

Horário e recomendação

Para receber atendimento em uma UBS é necessário estar usando máscara e apresentar documento pessoal com foto e cartão SUS. As unidades ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Com exceção das UBS Novo Horizonte e Manoel Alves (Ponte), que funcionam no período matutino. Nas unidades Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Araguaína Sul, Manoel Maria Dias (Cimba), Couto Magalhães e Nova Araguaína, o horário é estendido das 7h às 19 horas.

As crianças de até 11 anos que tiveram sintomas gripais devem ser levadas ao Pronto Atendimento Infantil (PAI), no Jardim das Flores. Aos fins de semana os adultos podem procurar atendimento de urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quando procurar atendimento médico?

Os sintomas mais comuns de gripes, resfriados e covid-19 ou doenças virais que comprometem o sistema respiratório, são: tosse, febre, coriza, mal-estar e sensação de cansaço. Nessas situações, é indicado procurar a UBS mais próxima da casa do morador.

Quando a tosse e a febre persistem, o quadro de saúde pode está piorando e a pessoa deve ficar atenta aos sintomas graves, como: desconforto respiratório ou a pressão constante no tórax. Nesses casos, a recomendação é procurar a UPA ou a PAI, no caso de crianças. (G1 Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90