“Não falo apenas de um esporte, mas também de um sonho. Eu pratico judô desde os 3 anos de idade e sou grato, pois ajudou a melhorar meu estilo de vida”, foi o que expressou o estudante Nicholas Batista, do Colégio Militar Joaquim Lino Suarte, de Natividade, sobre sua participação na 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), 12 a 14 anos. Ele foi um dos alunos que participaram das competições dessa quarta-feira, 5, em que foram revelados os primeiros vencedores da etapa estadual.
Promovidos pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), os Jets são divididos em etapas municipais, regionais e estadual. A final estadual para atletas de 15 a 17 anos foi realizada no mês de junho, na Capital. As modalidades como atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica, basquete, futsal, handebol e voleibol envolvem cerca de 1,2 mil atletas e seguem até o próximo sábado, 8, em diversos espaços da Capital.
O presidente do comitê organizador estadual dos Jets, Leonardo Pereira Bernardes, afirma que os atletas se preparam desde o início do ano para a competição estadual. “Nós temos professores de diversas modalidades espalhados em várias escolas públicas e privadas. Eles vêm realizando um excelente trabalho, pois esta etapa é seletiva para a competição nacional. Nas disputas individuais já conseguimos competir na primeira divisão com todos os atletas e isso é extraordinário”, relatou.
As competições de natação foram realizadas no antigo Colégio Militar do Tocantins (CMTO) – Unidade II. Uma das atletas que disputou incansavelmente foi Maria Luiza Lucena Alves, de 12 anos, aluna do CMTO Presidente Costa e Silva, em Gurupi. “Minha vida mudou muito depois que comecei na natação. Foi incrível, pois me fortaleci e aprendi várias lições. Sei que ganhar é bom, mas percebi que o importante mesmo é competir”, destacou.
As competições de atletismo ocorreram na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com um total de 10 provas e mais de 200 alunos atletas de todas as regiões do Estado. Estreante nos Jets, Gabrielly Dias da Silvia, da Escola Estadual Regina Siqueira Campos, foi campeã do salto em altura. “Gostei muito da experiência de competir com todos os equipamentos da prova. Na minha escola só treinamos as técnicas, mas nada de salto com sarrafo, colchão. Achei fantástico”, confessou a estudante de 13 anos.
Mateus Scar, da Escola Estadual José Alves de Assis, de Caseara, foi o destaque nos 2 mil metros masculino. “Vencer essa prova foi uma felicidade muito grande. Logo no início, abri vantagem e com muito esforço mantive o ritmo até o final. Espero representar bem a minha escola e o meu Estado nos Jogos Escolares Brasileiros”, frisou.
Alunos de 136 escolas municipais, estaduais e particulares do Tocantins estão nas disputas. Os melhores colocados irão representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) competição nacional, que ocorre no mês de novembro, no Rio de Janeiro, como o estudante Herick Fontoura Guimarães, da Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, em Porto Nacional. “Eu estou muito feliz e sei que vou dar o meu melhor”, afirmou.