Eleitores de todo o estado foram às urnas neste domingo de Eleições Gerais. No Tocantins 1.094.003 eleitores estavam aptos a votar em um dos 853 locais de votação distribuídos pelas 139 cidades tocantinenses. Pleito tranquilo, de poucas ocorrências, e que foi marcado pela grande participação popular.
Participando pela primeira vez de uma eleição, o jovem eleitor Lucas Rafael, de 16 anos, falou sobre a experiência do primeiro voto e a importância da participação política. “O voto é super importante porque por meio dele podemos mudar o nosso futuro e o futuro do Brasil; está nas nossas mãos decidir quem vai responder por nós”, ponderou.
Com uma experiência em eleições bem maior que a de Lucas, dona Ana Neolina Rodrigues, de 71 anos, também fez questão de ir às urnas. Nem mesmo as dificuldades de locomoção a impediram de participar do processo democrático em prol do futuro que ela quer para os filhos e netos. “Gosto de votar; na idade que estou, para mim a escolha política pode não fazer mais diferença, mas para os filhos e netos será muito importante. Enquanto eu estiver viva e com condições de chegar para votar eu venho”, garantiu.
Peças fundamentais para a realização das eleições, os mesários também se destacaram na festa da democracia. Lucas Gomes Almeida pela segunda vez fez parte de uma mesa receptora de votos e afirmou que a atividade voluntária é uma forma de apoiar a democracia. “Também é importante como forma de cidadania e de participação dos atos políticos da sociedade”, afirmou o mesário.
Pleito tranquilo
Ao fim da totalização dos votos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ressaltou a tranquilidade do pleito e agradeceu às eleitoras e eleitores tocantinenses pelo comparecimento às urnas. “Eu quero agradecer aos eleitores do Tocantins por compreender a mensagem do TRE-TO, de paz e harmonia que nós estimulamos. Todos exerceram seu sagrado direito ao voto de forma exemplar; essa é a prova que o povo está amadurecendo para a democracia”, disse.
Ocorrências
Conforme balanço do Gabinete de Segurança Institucional do TRE-TO, ao longo do dia foram registradas 14 ocorrências relacionadas a boca de urna; foto na cabina de votação, com divulgação da imagem e quebra do sigilo do voto; fornecimento de alimentação a eleitor; uma agressão verbal a mesário; denúncia de compra de votos; acidentes de trânsito; e descumprimento da Lei Seca.
Já a Ouvidoria Regional Eleitoral registrou até às 18 horas deste domingo (2/10), 1.712 atendimentos a eleitores. Segundo balanço parcial, a maior parte dos atendimentos foi para tirar dúvidas, com registros também de denúncias e reclamações.
Em relação às urnas eletrônicas, até às 18 horas, 24 máquinas foram substituídas em todo o Estado. Um percentual de 0,60 % do total de 3.957 urnas em uso.