23/09/2022 às 17h48min - Atualizada em 23/09/2022 às 17h48min

ASTT realiza blitzen educativas e palestras para conscientização de um trânsito mais seguro em Araguaína


 
A ASTT (Agência de Segurança, Trânsito e Transporte) está realizando palestras, ações em escolas e blitzen educativas em unidades de ensino que registraram mais acidentes.  A programação segue até o dia 29, próxima quinta-feira, e faz alusão à Semana Nacional de Trânsito e ao Dia do Agente de Trânsito, neste dia 23.  O objetivo das ações é trabalhar a conscientização da sociedade.
 
“As pessoas andam nas ruas e nem sequer percebem as mudanças nas placas de trânsito, estão dirigindo no automático e isso é muito perigoso e tem preocupado a gente. Por isso, clamamos para que a população esteja um pouco mais consciente e que pense no outro”, avaliou a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da ASTT, Suziane Olímpia.

Durante a programação, iniciada desde o dia 13, alunos da Escola Municipal Zeca Barros participaram de blitzen educativas nessa quinta-feira, 22. As crianças junto com os professores e os agentes de trânsito estavam na entrada da unidade segurando faixas e entregando panfletos para os condutores e pedestres que passavam.

“Já aconteceram alguns acidentes na escola, a maioria por excesso de velocidade, e tivemos até que mudar a entrada na unidade, por isso a necessidade de estar trabalhando essa conscientização com os nossos alunos”, explicou a gestora da unidade, Odeanes Maria Alves.
 
Crianças conscientizadas

Antes da ação, durante essa semana em sala de aula, os alunos estudaram sobre a importância de respeitar a sinalização de trânsito, o uso do cinto de segurança, não dirigir usando o celular e conduzir as crianças só na cadeirinha.
 
A estudante do 3º ano Julyane Ribeiro aprendeu o quanto a prudência é importante para salvar vidas no trânsito. “Teve crianças que morreram por causa de acidentes, por isso tem que sempre respeitar as placas para não acontecer nenhuma tragédia”, contou.
 
Balanço
Até chegar na Semana Nacional de Trânsito, já foram realizadas 11 blitzen educativas e mais de 10 palestras educativas nas escolas e instituições com orientações para a população, pais e funcionários.
 
“Tivemos muita receptividade da comunidade escolar, pois por mais que façamos o trabalho de orientação e educativo na cidade, a gente percebe que tanto os professores como as crianças, andam com medo pela a violência no trânsito”, informou a coordenadora de Educação para o Trânsito.
 
Dia D

Dentre as principais ações está o Dia “D”, na próxima quarta-feira, no dia 28, quando a ASTT também estará na praça CEU emitindo o cartão que garante vagas de estacionamento para os idosos e pessoas com deficiência, que devem obter os documentos em mãos.

A ação contará com a participação dos alunos da UMA (Universidade da Maioridade) e com a parceria do Detran-TO (Departamento de Trânsito do Tocantins). que estiverem com toda documentação em mãos. No local, também será realizada uma palestra com orientações de mudanças das vias na cidade, além de tirar dúvidas sobre os serviços prestados.
 
Emissão do cartão

Para conseguir o cartão de estacionamento, basta ter no mínimo 60 anos, levar os documentos originais e as cópias do comprovante de endereço atualizado, CPF e documento pessoal com foto. 
No caso das pessoas portadoras de necessidades especiais, além desta documentação, é necessário apresentar o laudo médico com número de CID da deficiência.
 
Programação

23 (sexta-feira)
16h - Coquetel para o Dia do Agente de Trânsito (sede da ASTT).
 
24 (sábado)
8h - Caminhada e Palestra CEI Constantino Pacífico de Oliveira (Vila Cearense).
 
28 (quarta-feira)
14h -  Dia D da Semana Nacional do Trânsito (Praça CEU).
 
29 (quinta-feira)
15h - Palestra Programa Jovem Aprendiz do Rotary Club (1ª Igreja Bastista, Rua Souza Porto, Centro).


 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento