A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em 47 cidades do Tocantins, realiza de 19 a 24 de setembro, a "Semana da Árvore", com uma programação repleta de atividades socioambientais e de conscientização, para estimular a preservação das árvores e da natureza.
"As árvores têm uma relação mais profunda com a água do que as pessoas imaginam. O objetivo da BRK com essas atividades é mostrar para a população e, principalmente para as crianças, a importância da preservação e conservação do ciclo de vida de uma árvore, afinal elas têm um papel fundamental na manutenção de mananciais e contribuem para a retenção de água no solo", explica a coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK no Tocantins, Georgia Milhomem.
Na segunda-feira (19), a programação tem início com uma palestra de educação ambiental em Araguaína, no norte do estado. Terça-feira (20), a companhia de teatro 'Os Kaco' apresenta o espetáculo 'Os Defensores da Água Potável' para os alunos do CMEI Príncipes e Princesas, na agência de atendimento da BRK em Palmas. Neste dia, os clientes que visitarem a agência receberão uma muda de árvore frutífera nativa da região. Neste dia também serão realizadas palestras de educação ambiental em escolas de Araguaína e Tocantinópolis.
Na quarta-feira (21), os funcionários da BRK participarão de uma ação de conscientização e vão receber plantas suculentas. Também serão realizadas palestras de educação ambiental em escolas de Araguaína, Tocantinópolis, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Luzimangues. Em Gurupi, os alunos das Escolas Municipais Gilberto Rezende Filho e Lenival Correia Ferreira, irão assistir ao espetáculo 'Tributo ao Lixo', do Grupo Motirõ.
Quinta-feira (22) estudantes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), irão realizar uma visita técnica à estação de tratamento de água em Palmas. Na sexta-feira (23), escolas de Araguaína receberão palestras de educação ambiental.
Encerrando a programação no sábado, a BRK em parceria com a 'Associação Água Doce - Taquaruçu Grande', irão realizar uma blitz educativa às margens da TO-020, nas redondezas do Posto Machado, onde irão recolher o lixo das margens da rodovia e entregarão sementes de árvores nativas do cerrado.