14/09/2022 às 08h03min - Atualizada em 14/09/2022 às 08h03min

Vacinação contra a HPV e meningite ACWY em Araguaína é ampliada para novos públicos


 
As UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Araguaína começam a ofertar as vacinas contra o HPV (Papilomavírus Humano) para meninos dos nove aos 14 anos e contra a meningite ACWY para adolescentes não imunizados entre 11 e 14 anos a partir do próximo dia 13 de setembro. A nova cobertura vacinal atende a ampliação de públicos determinada pelo Ministério da Saúde.

A diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína, Samilla Braga, esclarece que, a partir de agora, a vacinação contra a HPV será na mesma faixa etária para meninos e meninas. “O Ministério igualou a indicação de forma permanente e os dois públicos podem ser imunizados entre os 9 e 14 anos de idade. A rede municipal pública de saúde está preparada para atender toda a demanda”.

HPV

Mais de 100 países fazem a imunização contra o HPV e diversos estudos comprovam a eficiência da vacina na prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus, como os cânceres de colo do útero, pênis, anal, vulva, vagina e orofaringe. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), somente no Brasil estima-se que, todos os anos, cerca 700 mil pessoas são infectadas pelo vírus. Atualmente, entre 9 a 10 milhões de brasileiros estão com o microrganismo. A principal via de transmissão é por meio da relação sexual.
ACWY

A vacina já estava disponível para adolescentes de 11 a 12 anos e agora será ampliada até a idade de 14 anos provisoriamente até junho de 2023. Apesar da faixa etária de maior risco para a meningite ser entre crianças de até um ano de vida, a doença circula mais entre adolescentes e jovens adultos, o que justifica a nova ampliação de público. A resposta imunológica também é maior na faixa etária coberta.

Onde vacinar

Os postos de vacinação são a UBS Maria dos Reis (Setor Barros), UBS Senador Benedito (Setor Ferreira), Palmeiras do Norte, Manoel dos Reis (Jardim das Flores), Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito) e Lago Azul.

O horário de atendimento para imunização nessas unidades é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Nas UBS Novo Horizonte e Manoel Alves (Ponte), o atendimento é das 7h30 às 13h30.

Já nas unidades Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Araguaína Sul, Manoel Maria Dias (Cimba), Couto Magalhães e Nova Araguaína, o atendimento é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. (Prefeitura de Araguaína).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento