13/09/2022 às 07h47min - Atualizada em 13/09/2022 às 07h47min
Tocantins tem oito casos confirmados e 22 suspeitas de varíola dos macacos
O número de casos confirmados da varíola dos macacos subiu para oito no Tocantins. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, também há 22 pacientes sob investigação. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (12).
Os casos suspeitos caíram em comparação com o boletim da semana passada, quando eram 37 sendo investigados. Por outro lado, houve uma nova confirmação da doença em Palmas. Atualmente o Tocantins também tem 61 notificações descartadas e quatro pacientes curados.
Foram confirmados casos da doença em:
Palmas – 3
Araguaína – 1
Paraíso do Tocantins – 1
Miracema do Tocantins – 2
Nazaré – 1
Segundo o boletim, os pacientes diagnosticados em Nazaré, Paraíso e Miracema do Tocantins são considerados curados.
Os casos suspeitos estão em Palmas (16), Ananás (1), Aparecida do Rio Negro (1), Itapiratins (1), Tocantinópolis (1), Arraias (1) e Mateiros (1).
Estes pacientes seguem aguardando resultado das amostras, que são coletadas e enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG). O prazo de entrega dos resultados é de até 15 dias.
Monkeypox no Tocantins
O primeiro caso da varíola dos macacos no Tocantins foi confirmado no dia 25 de julho deste ano, de um morador do município de Nazaré. Ele tinha histórico de viagem para o estado de São Paulo.
Com a suspeita da doença, os pacientes devem procurar primeiro a atenção primária, que são os postos de saúde municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A depender da gravidade, serão encaminhados aos hospitais estaduais. (G1 Tocantins).