23/08/2022 às 17h47min - Atualizada em 23/08/2022 às 17h47min
Em Gurupi, prefeitura vai usar ondas sonoras para tentar espantar pombos de feira e mercado municipal
Ondas sonoras serão utilizadas para espantar pombos da área do Mercado Municipal e da Feira Coberta da Rua 7, em Gurupi, no sul do estado. A quantidade de aves no local tem preocupado os usuários e órgãos de fiscalização, como o Ministério Público Estadual.
Os pássaros acabam sendo atraídos para os locais devido aos alimentos que caem durante a movimentação. A Prefeitura de Gurupi informou que o trabalho para espantar as aves começa nesta semana e a expectativa é de que sejam retiradas sem danos.
"Para retirar as aves do lugar estamos utilizando uma tecnologia que emite ondas sonoras que trazem incômodo a eles, para que migrem e procurem outras áreas. Isso acontece por meio de pequenas caixas de som que foram instaladas em diversas áreas dos dois locais e vão emitir esta frequência ultrassom", explicou o diretor de meio ambiente, Marcus Teixeira Marcolino.
A retirada dos pombos é uma reivindicação antiga de comerciantes e frequentadores dos dois locais. As aves podem transmitir zoonoses como a bactéria salmonela, ecoli, criptococose e até toxiplasmose. Além disso, elas podem ser portadores ou reservatórios de outras doenças.
Segundo o município, o investimento com o sistema gira em torno dos R$ 6 mil, mais o custo de instalação e a expectativa é que em poucos meses as aves deixem os locais. (g1 Tocantins).