22/08/2022 às 07h29min - Atualizada em 22/08/2022 às 07h29min

Araguaína, Tocantinópolis e Araguatins recebem Encontros de Formações dos Grêmios Estudantis das Escolas Estaduais


 

A Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju) e Secretaria da Educação (Seduc), por meio das Diretorias Regionais de Educação (DRE), promoveram Encontros de Formação dos Grêmios Estudantis das Escolas Estaduais nos municípios de Araguatins, Araguaína e Tocantinópolis. O objetivo é fortalecer o protagonismo juvenil e estimular o envolvimento dos estudantes nas ações que envolvem a comunidade escolar.    

 

O Assessor de Políticas Públicas para a Juventude da Seju, João Vitor Brasil, destacou a importância dessas formações que estão ocorrendo em todo o estado. “O Grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes dentro da escola. Atuando nele, os alunos conseguem defender os seus direitos e interesses e aprendem ética e cidadania na prática. A Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude entende que toda essa representação estudantil deve ser bastante estimulada, pois é ela que aponta um caminho para a democratização dentro da escola e traz todo esse reflexo para dentro da sociedade também”, explicou.  

 

O Secretario de Estado dos Esportes e Juventude, Flávio Cabanhas, enfatizou que os Grêmios são ambientes de cidadania e protagonismo para esses jovens. "Eles desenvolvem seus espaços, exercitam a democracia, criam debates, além criarem canais de comunicação entre os estudantes e a comunidade escolar", disse o gestor. 

 

A Assessora de Orientação Educacional da Diretoria Regional de Educação de Araguatins, Karla Azevedo, reforçou a importância de encontros como esses no desenvolvimento do espaço de protagonismo e liderança consciente entre os jovens. “Evento que une divisas e abre espaço para a motivação e incentivo aos jovens a terem o sentimento de pertencimento dentro da escola. É uma preparação para a vida cidadã e formação da sua personalidade humana social. Teve ainda Cases de sucesso que mostram que esse trabalho dá sustentabilidade a milhões de jovens a criarem perspectivas e amparo a outros jovens. Essa é a finalidade, mover conhecimento e ensinar a conviver na sociedade descobrindo sua identidade na integralidade das emoções humanas”, destacou. 

 

Protagonismo juvenil 

 

A importância da formação dessas representações no ambiente escolar também é reconhecida pelos alunos. "O Grêmio Estudantil defende os interesses dos estudantes, influencia eles a terem liderança e um espirito de protagonismo para dar voz a esses estudantes", explicou a estudante do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, Hevellyn Emanuely.  

 

O presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Raimundo Nonato Torres, de Cachoeirinha, Paulo Sergio, também destacou a importância de ser um elo de comunicação entre os estudantes e a comunidade escolar. "Ajudamos a escola e os professores em tudo o que eles precisam, inclusive em reuniões e na organização dos eventos", explicou.    

 

No Tocantins, a Lei Estadual nº 763, de 26 de junho de 1995, regulamenta e dá legitimidade a essas organizações formadas pelos estudantes. Esta semana, a Diretoria Regional de Educação de Paraíso também reuniu os líderes dessas representações estudantis.

 

Ainda no mês de agosto, estão previstos Encontros de Formações dos Grêmios Estudantis das Escolas Estaduais nos municípios de Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas e  Porto Nacional. Na semana passada, o Teatro Público Municipal Professora Adriana Correia Campos, se tornou palco de um Intercambio dos Grêmios Estudantis das Escolas Estaduais de Pedro Afonso.   

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90