16/08/2022 às 18h06min - Atualizada em 16/08/2022 às 18h06min
Prazo para inscrição no vestibular da UFT começa nesta terça-feira (16)
O prazo de inscrição para o vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) começa nesta terça-feira (16). O edital é para o primeiro semestre de 2023 e oferece 948 vagas distribuídas em 50 cursos superiores. A taxa é de R$ 140.
Neste ano a instituição não irá disponibilizar vagas apenas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Portanto, a seleção de estudantes será por meio do vestibular tradicional e por seleções complementares.
De acordo com o cronograma, as inscrições seguem até 17h do dia 5 de setembro. O processo será feito somente pela internet, na página da Copese.
A aplicação das provas será no dia 23 de outubro e a data provável para divulgação do resultado é dia 6 de dezembro
As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Os candidatos responderão questões relativas a linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação (período matutino); ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, no período da tarde.
Entre os livros indicados estão as obras 'Quarto de Despejo', de Carolina Maria de Jesus e 'As Tocantinas', do autor portuense Célio Pedreira. Essa obra está disponível na editora da UFT. (Confira a lista no Anexo XIV do edital).
Dentre os cursos ofertados estão: letras, biologia, física, educação física, psicologia, serviço social, ciências contábeis, direito, enfermagem, engenharia de alimentos, jornalismo, medicina, nutrição e teatro.
Sem vagas no Sisu
As universidades públicas do Tocantins não vão aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2022. O IFTO, UFT, UFNT e a Unitins afirmaram, no mês de junho, que farão vestibulares para selecionar novos alunos.
A Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal do Norte do Tocantins resolveram suspender a adesão ao SISU por três semestres a partir de 2022/2. A decisão foi tomada após uma reunião do Conselho Superior - Consuni.
Conforme a assessoria, "neste período as vagas serão ofertadas por meio do vestibular e PSC (nota do Enem), sendo metade das vagas de cada curso em cada um dos processos seletivos", informou. (G1 Tocantins).